A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estuda a implantação de radares para monitorar a circulação de veículos pesados no Anel Rodoviário.
A análise está sendo feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade e, segundo a PBH, tem como objetivo aumentar a segurança e melhorar o fluxo de trânsito em uma das vias mais movimentadas da capital.
A proposta em avaliação prevê a restrição da circulação de caminhões e ônibus na faixa mais central da via, próxima à mureta divisória das pistas.
Segundo a prefeitura, a medida tem como base regras já previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que determinam que veículos de maior porte e menor velocidade utilizem a faixa da direita, deixando as faixas da esquerda para veículos mais rápidos e para ultrapassagens.
Ainda de acordo com a PBH, o trânsito de veículos de carga ou lentos pela faixa da esquerda, sem estar em ultrapassagem, é classificado como infração média pela legislação. A prefeitura não informou prazo para a conclusão do estudo nem para uma eventual implantação da medida.
