Oito gatos que ficavam no Pet Café foram resgatados nessa quarta-feira (8/10) por voluntárias do abrigo Balaio de Gato, de Belo Horizonte. Segundo o abrigo, os animais estavam trancados no espaço desde o último domingo (5/10), sem que ninguém realizasse a limpeza do local. Com a retirada dos animais, o Pet Café antecipou o encerramento das atividades do estabelecimento para hoje. Por meio de nota, o Pet Café negou que os animais estavam “abandonados ou sem assistência” (leia na íntegra abaixo).
Pet Café e Balaio de Gato tinham uma parceria para viabilizar as adoções dentro do estabelecimento. Em conversa com a Rede 98, Viviane Barbosa, responsável pelo abrigo, conta que os voluntários não foram informados de que o espaço ficaria fechado nesta semana. Nas redes sociais, o local tinha anunciado uma programação de despedida que se estenderia até o dia 19 de outubro.
“No domingo, o Pet Café fechou às 17h e não abriu mais, mas ninguém nos avisou. Só fiquei sabendo porque, de alguma forma, uma voluntária descobriu na terça à noite. Então fomos pra porta ontem bem cedo”, conta Viviane.
Em nota enviada à Rede 98, o Pet Café disse que “a casa funcionou normalmente até esta segunda-feira, e na terça-feira estava fechada ao público, com o objetivo de organizar as atividades do fim de semana, conforme divulgado previamente”.
Baratas, formigas e sujeira
No Pet Café, os gatos ficavam em um espaço isolado por vidros, onde os visitantes podiam vê-los. Nesta semana, segundo o abrigo, os animais passaram quatro dias trancados nesse local, sem limpeza e sem que ninguém verificasse como eles estavam.
“Apesar do que me foi dito pelo pessoal do café, os gatos ficaram abandonados lá. Eles não estavam sem comida, mas o lugar estava imundo. Não tinha como deixar os bichos daquele jeito”, continuou.
Vídeo feito pelos voluntários mostra que havia baratas e muitas formigas no local em que os gatos estavam. Além disso, as caixinhas de areia estavam sujas com as fezes dos animais, que também ficaram espalhadas pelo chão.
Os animais foram levados para a veterinária, que os examinou e constatou que todos estão bem. Agora, eles serão vermifugados por causa das baratas encontradas no espaço.
A protetora animal relata que os cuidados dos gatos sempre ficaram por conta do abrigo. De algumas semanas para cá, os voluntários ainda começaram a assumir a limpeza do local aos finais de semana.
“Os gatos já estão por nossa conta há tempos. O abrigo arcava com tudo. Apesar do que é descrito no site deles, nem um centavo gasto no Pet Café era revertido para os animais. De um tempo pra cá, a limpeza também começou a ficar por nossa conta nos fins de semana, e durante a semana eles mantinham o espaço bem mais ou menos, sabe? Essa não é uma situação nova, mas, com o café aberto, a gente ainda conseguia acompanhar”, relata Viviane.
O que diz o Pet Café?
Em nota enviada à Rede 98, o Pet Café disse que “a casa funcionou normalmente até esta segunda-feira, e na terça-feira estava fechada ao público, com o objetivo de organizar as atividades do fim de semana, conforme divulgado previamente”.
Ainda de acordo com o estabelecimento, “neste período, os animais nunca ficaram abandonados ou sem assistência, todos seguiram recebendo alimentação, água, abrigo, atenção e limpeza diariamente, como sempre aconteceu”.
Ainda no comunicado, o Pet Café informou a antecipação do encerramento das atividades para esta quinta-feira (9/10). “Como já anunciado, o Pet Café encerraria as atividades no próximo dia 19 de outubro. Com a retirada dos gatinhos da casa, informamos que a partir de hoje, dia 09, será oficialmente fechado”, finalizou a nota.