A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou a previsão de reabrir parcialmente a Praça do Papa, na região Centro-Sul da capital, em agosto. Nesta quinta-feira (10/7), o prefeito Álvaro Damião (União) visitou as obras de revitalização do espaço público, que se arrastam desde fevereiro do ano passado.
Ainda segundo Damião, a PBH avalia a instalação de uma estátua do Papa João Paulo II no local, a pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte. “A praça leva o nome dele e é justa a homenagem com a estátua. Estamos olhando com a Secretaria de Cultura e com a Arquidiocese para atendermos esse pedido”, disse.
As obras na Praça do Papa incluem a troca completa do piso, a reforma dos bancos, a ampliação da área de lazer com a incorporação da rua entre os trechos do espaço, além da modernização da iluminação, do paisagismo e a instalação de brinquedos e equipamentos de ginástica. Para isso, foram investidos R$ 11,1 milhões.
A entrega total do espaço foi adiada duas vezes. Inicialmente, as intervenções seriam finalizadas em dezembro de 2024, o que não aconteceu. A PBH prorrogou o prazo por seis meses, com término previsto para junho deste ano, novamente sem êxito. Agora, segundo o município, a expectativa é de que a Praça do Papa seja completamente reaberta em 14 de dezembro.
“A Praça do Papa tem uma relação com a história da cidade. Quem é de Belo Horizonte com certeza já passou por aqui, é uma das vistas mais lindas da cidade, de todo o centro, com a Serra do Curral ao fundo. Estamos tratando esse espaço com muito carinho e queremos reabrir toda a praça até o fim do ano”, afirmou o prefeito de BH.