A Praça da Federação, mais conhecida como “Pracinha do Coreu”, no bairro Coração Eucarístico, agora vai se chamar Praça Cardeal Dom Serafim. A mudança é uma homenagem ao ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Dom Serafim Fernandes de Araújo, que esteve na liderança da universidade entre os anos de 1960 e 1981.
A Lei foi publicada nesta quinta-feira (4/9) pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), no Diário Oficial do Município (DOM), e já entrou em vigor.
A medida é originária do Projeto de Lei nº 322/25, de autoria do vereador Pedro Patrus (PT). Na justificativa, o parlamentar citou a importância do cardeal para a Igreja Católica.
“Durante os anos que esteve à frente da Universidade, teve um papel fundamental na consolidação da Universidade no Bairro Coração Eucarístico, contribuindo significativamente para a educação e para sociedade, tanto em Minas Gerais, quanto no Brasil”, escreveu Patrus.
Em 1986, Serafim foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas, tornando-se o terceiro arcebispo da capital. Em 1998, recebeu o título de Cardeal das mãos do Papa João Paulo ll e, em 2024, tornou-se Arcebispo Emérito de Belo Horizonte.
“Carinhosamente conhecido como Dom Serafim, ele era um homem de valores inestimáveis, incluindo a fé, a família, compromisso com o trabalho e solidariedade em relação aos mais necessitados”, destacou o vereador.