PUBLICIDADE

Prefeitura de BH cria plano de atendimento em acidentes com múltiplas vítimas

Siga no

O secretário municipal de Saúde disse que a iniciativa vai integrar toda a rede de saúde de urgência e emergência (Google Street View/Reprodução)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quinta-feira (20/2), a criação do Plano Municipal Assistencial em Eventos de Múltiplas Vítimas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, a iniciativa vai integrar toda a rede de saúde de urgência e emergência, como o Samu, as UPAs e pronto-socorros.

“Os hospitais que não têm pronto-socorro também têm trabalhado em planos internos de ampliação da sua capacidade, de oferta efetiva de leitos, recursos de exame, bloco cirúrgico e tudo mais, para que a gente possa dar atendimento rápido e efetivo a todos aqueles que precisam”, informou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário disse que a pasta também faz uma articulação com outros órgãos que atuam em eventos com múltiplas vítimas, como a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil, a Polícia Militar e os bombeiros.

“O que a gente espera com esse plano é evoluir a capacidade da cidade de dar resposta a eventos que a gente não gosta que aconteçam, mas que a gente tem que estar pronto para caso eles venham acontecer”, acrescentou.

Ainda de acordo com Danilo Borges, o Samu faz um monitoramento em tempo real no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). “A gente tem um monitoramento de câmeras com uma comunicação muito eficiente que faz com que a gente tenha respostas rápidas e efetivas em toda a cobertura da cidade”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como vai funcionar o plano?

O secretário explica que o objetivo do plano é atuar de forma mais efetiva em acidentes que envolvem várias pessoas ao mesmo tempo ou que tenham várias pessoas com nível de gravidade alto e que demandem recursos específicos. Dessa forma, serão estabelecidos diferentes frentes de atuação levando em conta as características específicas de cada acidente.

“De acordo com cada número de vítima e a gravidade do incidente, é acionado um plano em determinado nível. Ele vai ser estruturado nos níveis 1, 2 e 3 para que toda a rede apresente respostas compatíveis e proporcionais. Uma resposta para o nível 1, outra para o nível 2 e uma outra ainda para o nível 3”, detalha Danilo.

“De acordo com o perfil do incidente, a gente vai saber que tipo de trauma a maioria daquelas pessoas foram submetidas, para que a gente rapidamente avalie qual é o melhor serviço para receber essas vítimas”, acrescentou ele.

Danilo também falou sobre a superlotação no sistema de saúde da capital e em unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), como o João XXIII e o Odilon Behrens. Segundo ele, a pasta está acompanhando a situação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É importante que a gente continue o diálogo que a gente tem com a Fhemig, os auxiliando em tudo aquilo que eles demandarem da prefeitura para que a gente possa responder em conjunto. A gente tem contratos com os hospitais da Fhemig e contratos que são assinados após anuência de ambas as partes, no qual a gente não propõe nada que não seja vocação daqueles hospitais”, explicou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

O que abre e fecha no feriado da Proclamação da República em BH neste sábado

Fim de semana em BH será de céu nublado e queda na temperatura

Incêndio atinge depósito de recicláveis e bloqueia faixa da Via Expressa em Contagem

Prefeitura de BH anuncia sindicância para investigar mortes de animais no zoológico

99Food inicia fase de testes em BH com foco em preços menores e mais opções para entregadores

Onça Maya, do zoológico de BH, faz tratamento após fraturar uma das patas

Últimas notícias

De olho na final da Sul-Americana, Atlético encara o Bragantino pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Anglo American vê transição energética como motor de novo ciclo econômico global

Prefeito de Londres experimenta comidas brasileiras e rejeita refrigerante de guaraná

Trump derruba tarifas sobre café, carne bovina e frutas

Cruzeiro fica à frente do Atlético em pesquisa de maiores torcidas do Brasil

Brasil emplaca 24 azeites entre os melhores do mundo em ranking internacional; confira

PF sugere a Moraes incluir Cid em programa de proteção a testemunhas

Enem: candidata encontra reportagem assinada por ela em questão: ‘Fiquei com medo de errar’

Zagueiro do Cruzeiro é expulso, mas Brasil elimina Paraguai nos pênaltis na Copa do Mundo Sub-17