PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Proibição de carroças em BH começa a valer nesta quinta

Siga no

A legislação, aprovada em 2021, estabeleceu um período de transição para que os carroceiros pudessem se adequar (PBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

Está oficialmente proibida em Belo Horizonte, a partir desta quinta-feira (22/1), a utilização de veículos de tração animal, como carroças e charretes, conforme determina a Lei 11.285/2021. A medida marca o fim de uma prática histórica na capital mineira e abre uma nova etapa de fiscalização, adaptação dos trabalhadores e definição do destino dos animais.

A legislação, aprovada em 2021, estabeleceu um período de transição para que os carroceiros pudessem se adequar à nova realidade. Desde então, o tema vem sendo debatido na Câmara Municipal, especialmente em relação às alternativas de renda para os trabalhadores e às garantias de bem-estar dos equinos utilizados na atividade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a entrada em vigor da proibição, o uso de animais para transporte de carga nas vias da capital passa a ser considerado irregular. A Prefeitura de Belo Horizonte prevê ações de orientação e fiscalização, além da implementação de políticas públicas voltadas à substituição gradativa das carroças por outros meios de transporte.

PL em tramitação busca regulamentar transição e destino dos animais

Nesse contexto, tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei 370/2025, que propõe ajustes na legislação para regulamentar uma das etapas da transição. O texto prevê que a eventual concessão de veículos automotores ou elétricos aos ex-carroceiros, no âmbito do Programa de Substituição Gradativa dos Veículos de Tração Animal, esteja condicionada à entrega voluntária do animal ao município.

A proposta busca evitar que os equinos continuem em situação de exploração, maus-tratos ou abandono, além de impedir o uso simultâneo de dois meios de transporte incompatíveis com os objetivos do programa. O projeto também estabelece que a entrega dos animais deve seguir normas técnicas de bem-estar, permitindo ao Executivo firmar parcerias com entidades públicas ou organizações da sociedade civil para a guarda, acolhimento ou destinação adequada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em audiência pública realizada na Câmara em junho do ano passado, ativistas da causa animal manifestaram preocupação com a efetividade da extinção das carroças e com o destino dos animais após a proibição. Na ocasião, foi defendida a articulação de recursos para a aquisição de veículos elétricos destinados aos trabalhadores que optarem por continuar exercendo a atividade de forma regularizada.

O PL 370/2025 já recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana e está pronto para ser votado em plenário no primeiro turno.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Força-tarefa de autoridades vai fiscalizar represa Várzea das Flores na Grande BH

Justiça autoriza Zema a retomar escolas cívico-militares em Minas

Emprego 2026: veja as 10 profissões que mais crescem em BH

Coletores e Sistemma chegam a acordo, e greve de garis em BH termina após 3 dias de negociações

Mulher tem iPhone arrancado da mão dentro de papelaria no Funcionários e bandidos fogem em moto: ‘absurdamente assustada’

Alerta de tromba d’água: Serra do Cipó fecha 11 cachoeiras e trilhas até sexta-feira

Últimas notícias

Cruzeiro vence Grêmio de virada e vai à final da Copinha; saiba possível adversário

Por que Alexsander não está jogando pelo Atlético? Sampaoli responde

Hulk aponta principal ‘culpado’ para início de temporada ruim do Atlético

Sampaoli rebate críticas e nega que Atlético esteja jogando mal em 2026

Victor Hugo cobra reação do Atlético em 2026: ‘a luz vermelha acendeu’

Atlético empata com América e chega pressionado para clássico contra o Cruzeiro

Oito países confirmam adesão ao Conselho de Paz de Trump para Gaza

Julio Casares renuncia à presidência do São Paulo após processo de impeachment

Banco Will: entenda como funciona a liquidação e os impactos da medida