UFMG recebe autorização para cortar 274 árvores após polêmica com a Stock Car

Por

Siga no

Reprodução

Compartilhar matéria

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai poder suprimir 274 árvores para a construção de um prédio no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH TEC) na Pampulha. A autorização foi dada pela prefeitura durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) realizada nessa quarta-feira.

A nova edificação está localizada em uma Área de Relevância Ambiental (ARA), às margens do Anel Rodoviário e da Avenida Carlos Luz. A Universidade pretende construir um prédio de cinco andares. O pedido para análise foi feito em 11 de junho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Das quase 300 árvores que serão suprimidas, 15 são ipês-amarelos, espécie protegida por lei ambiental. Como medida compensatória, deverão ser plantadas 252 árvores e 1.080 mudas. Já em relação aos ipês, do total levantado a ser compensado (97 mudas), 75 devem ser de mudas de ipê-amarelo catalogadas e identificadas.

O Comam ainda terá que analisar o corte dos ipês, mesmo com a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que diz a UFMG?

Por meio de nota, a Universidade Federal de Minas Gerais afirmou que recebeu com estranheza o pedido de esclarecimento sobre a autorização de corte de árvores. “Primeiro, pela temporalidade, já que, mais uma vez, a questão surge no momento em que a UFMG reitera judicialmente o pedido de cancelamento da corrida Stock Car no entorno do campus Pampulha, por não ter sido apresentada, até o momento, ação concreta para mitigação dos impactos”, afirmou.

“Segundo, pela forma, já que a Universidade toma conhecimento, mais uma vez, e é instada a se posicionar sobre o assunto na imprensa, antes mesmo de qualquer acionamento nas instâncias legais devidas. E por fim, mas talvez o mais relevante, pela inadequação, uma vez que a UFMG não responde pela associação Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que é uma figura jurídica distinta e que tem como sócios não apenas a Universidade, mas também o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Fiemg e o Sebrae MG”, finalizou.

Stock Car

A autorização para o corte de árvores pela UFMG vem em um momento em que a Universidade questiona a supressão de espécies no entorno do Mineirão para a realização da etapa da Stock Car. A Universidade acionou a Justiça e o caso ainda estão sendo analisado. Em 25 de julho, a Justiça negou o pedido de suspensão corrida. O mérito da decisão ainda será analisado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Organizadores da prova também questionam a retirada de vegetação por parte da instituição de ensino. Documento entregue aos ministérios públicos Estadual e Federal mostra que aproximadamente 5 mil árvores foram suprimidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sem a comprovação da compensação ambiental. O parecer técnico, assinado por nove peritos, analisou o período entre 2002 e 2024.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Após ser cancelada em BH, etapa da Stock Car é transferida para Curvelo

Atenção, motoristas! BH tem ao menos quatro alterações no trânsito neste fim de semana

Damião diz que Câmara deve ser independente: ‘não pode fazer política’

Kleber Gladiador tem mandado de prisão expedido por não pagar pensão alimentícia

Damião pede tempo para resolver problemas do Anel Rodoviário: ‘vamos deixar mais simpático’

Prefeitura faz aditivo de mais de R$ 600 mil para obras na Avenida Afonso Pena

Últimas notícias

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL

Tarifas sobre produtos brasileiros podem prejudicar importação americana, explica especialista

Comissão técnica do Atlético corta Fausto Vera do duelo contra o Bahia

Elvis Presley: curta o Dia Mundial do Rock ao lado do Rei

Lula ironiza Donald Trump, Eduardo e chama Jair Bolsonaro de ‘coisa covarde’

Banda Viper retorna a Belo Horizonte pela primeira vez com nova formação

PROMO RELÂMPAGO: concorra a ingressos para Cruzeiro x Grêmio

Sua fala começa antes da voz: o que seu corpo e sua roupa estão dizendo?

Cruzeiro está próximo de acertar a contratação de Matheus Gonçalves, do Flamengo