‘Vamos começar a ter velocidade, conforto e segurança no metrô’, garante vice-governador

Siga no

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vistoriou o canteiro de obras da Linha 2 do metrô nesta quinta-feira (MetrôBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A concessão do metrô de Belo Horizonte para a iniciativa privada completou dois anos e, de lá para cá, o sistema vem passando por obras de revitalização e ampliação. Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vistoriou o canteiro de obras da Linha 2 nesta quinta-feira (20/3) e garantiu que o serviço prestado vai melhorar com a aquisição de 24 novos trens, que devem entrar em operação no primeiro semestre de 2026.

“As estações estão ficando prontas para a chegada dos novos trens e, com isso, vamos começar a ter velocidade, conforto e segurança diferentes das que nós temos hoje e isso é motivo de tranquilidade para a gente”, disse Simões em conversa com a imprensa durante a vistoria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para receber os novos trens, as 19 estações de metrô estão passando por uma remodelação. Até o momento, nove estações já foram revitalizadas. Essas obras, porém, acabam aumentando o tempo de intervalo entre as viagens, mas Mateus Simões disse que esse processo está avançando.

“Um dos motivos de a gente estar comemorando que a gente já conseguiu entregar as nove remodelagens é exatamente porque vamos conseguir diminuir a pressão sobre a paralisação dos trilhos. A parte de paralisação de trilhos depende, ainda, da modernização do sistema de sinalização que é essencial para a chegada dos novos trens. O que a gente tem pedido para a empresa é para tentar fazer isso o mais rápido possível para que a gente diminua o tempo dessas paradas ao longo do ano”, explicou ele.

Segundo o Governo de Minas, as obras da via permanente do metrô, entre Eldorado e Novo Eldorado, estão em fase de conclusão. A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento nos primeiros meses de 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o novo traçado, que ligará a atual Linha 1 ao Barreiro, deve entrar em operação em 2028. Ela terá 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

O investimento público total no projeto de revitalização do metrô e criação da Linha 2 é de R$ 3,7 bilhões, valor que foi viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Inovação e negócios no café: Semana Internacional do Café movimenta o agronegócio em BH

Famílias de vítimas se revoltam após absolvição de réus no caso Backer

PM recupera cachorro furtado em bairro de BH; tutora quase foi arrastada ao tentar impedir crime

Chuva intensa forma ‘cachoeira’ e causa alagamentos em Contagem

Mariana: tragédia da Samarco completa 10 anos com homenagem em BH e novo acordo

Manifestantes se enganam e ateiam fogo em pneus em frente a prédio onde morava Tadeu Leite

Últimas notícias

Hulk vai às lágrimas ao falar sobre gol de número 500 na carreira

Fabrício Bruno marca e Cruzeiro vence o Grêmio fora de casa

Com ótimo segundo tempo, Atlético vence o Bahia na Arena MRV

500 vezes Hulk! Craque atleticano atinge marca histórica na carreira

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O que pensam Atlético e Cruzeiro sobre possível final com torcida dividida no Campeonato Mineiro

Cruzeiro pede árbitros de fora de MG em clássicos do Campeonato Mineiro 2026

Atlético tentou manter final em dois jogos no Campeonato Mineiro, revela dirigente

Campeonato Mineiro de 2026 terá VAR em todas as partidas