‘Vamos começar a ter velocidade, conforto e segurança no metrô’, garante vice-governador

Siga no

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vistoriou o canteiro de obras da Linha 2 do metrô nesta quinta-feira (MetrôBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A concessão do metrô de Belo Horizonte para a iniciativa privada completou dois anos e, de lá para cá, o sistema vem passando por obras de revitalização e ampliação. Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vistoriou o canteiro de obras da Linha 2 nesta quinta-feira (20/3) e garantiu que o serviço prestado vai melhorar com a aquisição de 24 novos trens, que devem entrar em operação no primeiro semestre de 2026.

“As estações estão ficando prontas para a chegada dos novos trens e, com isso, vamos começar a ter velocidade, conforto e segurança diferentes das que nós temos hoje e isso é motivo de tranquilidade para a gente”, disse Simões em conversa com a imprensa durante a vistoria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para receber os novos trens, as 19 estações de metrô estão passando por uma remodelação. Até o momento, nove estações já foram revitalizadas. Essas obras, porém, acabam aumentando o tempo de intervalo entre as viagens, mas Mateus Simões disse que esse processo está avançando.

“Um dos motivos de a gente estar comemorando que a gente já conseguiu entregar as nove remodelagens é exatamente porque vamos conseguir diminuir a pressão sobre a paralisação dos trilhos. A parte de paralisação de trilhos depende, ainda, da modernização do sistema de sinalização que é essencial para a chegada dos novos trens. O que a gente tem pedido para a empresa é para tentar fazer isso o mais rápido possível para que a gente diminua o tempo dessas paradas ao longo do ano”, explicou ele.

Segundo o Governo de Minas, as obras da via permanente do metrô, entre Eldorado e Novo Eldorado, estão em fase de conclusão. A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento nos primeiros meses de 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o novo traçado, que ligará a atual Linha 1 ao Barreiro, deve entrar em operação em 2028. Ela terá 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

O investimento público total no projeto de revitalização do metrô e criação da Linha 2 é de R$ 3,7 bilhões, valor que foi viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Polícia Civil abre inquérito para apurar importunação sexual contra filha do goleiro Everson

Justiça aceita denúncia contra assassino confesso do gari Laudemir, em BH

Castanhas, bolo e insulina: chimpanzé com diabetes recebe cuidados especiais no zoológico de BH

Prefeito de Lagoa Santa rebate críticas à verticalização na cidade: “projeto pontual”

“De olho na vaga”: PM usa câmeras do comércio para conter furto a motos no Barreiro

Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Últimas notícias

Leonardo Jardim celebra força do banco de reservas do Cruzeiro na vitória contra o Bahia

Alterações mudam jogo e Cruzeiro vence o Bahia, de virada

Moraes mantém prisão domiciliar de cabelereira que pichou ‘Perdeu, mané’, em estátua do STF

Super Quarta no radar: Brasil e EUA decidem rumos da política monetária

A conta da inexperiência: por que profissionais prontos valem cada centavo

Sampaoli não poupa titulares do Atlético para enfrentar o Bolívar; veja lista de relacionados

Indústria automotiva em marcha lenta: o Brasil perde espaço no cenário global

FGTS de domésticas: mais de 80 mil empregadores devem regularizar benefício

À Fox, Rubio promete novas sanções dos EUA ao Brasil