Ao vivo

Vendedora zombada por colegas com a música de ‘Escrava Isaura’ será indenizada em BH

Siga no

Colegas cantavam para a mulher o famoso refrão da música “Retirantes”, feita em 1976 por Dorival Caymmi e Jorge Amado (Pixabay/Reprodução)

Uma rede de farmácias de Belo Horizonte foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) a indenizar uma funcionária que era alvo de “brincadeiras” que remeteram à escravidão. Testemunhas relataram que colegas cantavam para a mulher o famoso refrão da música “Retirantes”, feita em 1976 por Dorival Caymmi e Jorge Amado para a trilha sonora da novela “Escrava Isaura”.

A empresa deverá indenizar a vendedora em R$ 3 mil por danos morais. A decisão é dos julgadores da Quarta Turma do TRT-MG, por maioria de votos, acompanhando a desembargadora Maria Lúcia Cardoso Magalhães.

Uma testemunha disse que a cantoria de “lerê, lerê” se dirigia à trabalhadora quando ela fazia atividades fora da área de vendas. De acordo com a testemunha, a autora recebia tratamento diferenciado quando não concordava com algum procedimento.

Se não conseguia fazer todas as tarefas durante o expediente, por exemplo, tinha que executar as atividades que faltavam, como limpar o departamento após o expediente. Isso ocorria também com outros empregados, mas, na maioria das vezes, era com a vendedora.

Outra testemunha confirmou que os empregados cantavam músicas, como “lerê, lerê”, quando a trabalhadora tinha que fazer algum trabalho, a exemplo de limpeza de seção. Disse já ter presenciado o chefe dando risada desse tipo de brincadeira e que a gerente também participava dessas brincadeiras.

Para a relatora do caso, “não é razoável admitir ofensas e brincadeiras humilhantes entre empregados, que causem isolamento da trabalhadora”.

“As ‘brincadeiras’ descritas pelas testemunhas superam o aceitável para um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, excedendo manifestamente os limites impostos pelos bons costumes, impondo constrangimento não razoável à obreira”, ponderou na decisão.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

BH registra a segunda menor temperatura do ano

Fundação Clóvis Salgado funciona normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalho

Manutenções deixam mais de dez bairros de BH sem o abastecimento de água nesta quinta-feira

Governo de Minas aciona o TJMG para retomar concessão de rodovias da Grande BH

Parque da Linha Férrea promete ser alternativa no trânsito entre Nova Lima e BH

Obras de mobilidade no entorno do Shopping Botânico podem beneficiar região do Belvedere, em BH

Últimas notícias

Polícia diz ter impedido ataque com explosivos no show de Lady Gaga

Cruzeiro vira sobre Campinas e conquista o nono título da Superliga Masculina

Atlético enfrenta o Juventude com longa lista de desfalques; saiba onde assistir

Lady Gaga entrega espetáculo emocionante para 2,1 milhões em Copacabana

Árbitro leva cotovelada, cai no gramado e Vardy paralisa a partida

Firmino brilha e Al-Ahli conquista a Champions Asiática pela primeira vez

Galo treina pela primeira vez no novo gramado sintético da Arena MRV

Cruzeiro tenta manter embalo contra líder Flamengo no Mineirão; saiba onde assistir

Lady Gaga faz prévia explosiva e aumenta a expectativa para show histórico em Copacabana