IPVA de bicicletas? Vídeo espalha fake news sobre ‘taxação’ de bikes

Siga no

Vídeo que se tornou viral afirma que Lula e Haddad estariam planejando implementar o IPVA para bicicletas. A informação, porém, é mentirosa (Agência Brasil/Arquivo)

Compartilhar matéria

Vídeo que se tornou viral nos últimos dias afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estariam planejando implementar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para bicicletas. Essa informação provocou debates nas redes sociais, mas se trata de uma fake news.

“O que começou como um simples estudo de mobilidade urbana virou um plano polêmico nos bastidores de Brasília. Segundo fontes próximas, o objetivo seria igualar responsabilidades entre os meios de transporte. Documentos vazados mostram rascunhos de um projeto onde ciclistas teriam que pagar taxas anuais. Isso mesmo, IPVA de bike”, diz o vídeo que circulou nas redes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme consta no artigo 12 da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 996/2023, os chamados equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como bicicletas e skates, não são sujeitos ao registro, ao licenciamento e ao emplacamento para circulação. Não há indícios concretos de que uma alteração dessa norma esteja sendo pensada.

Além disso, segundo o artigo 155, inciso III da Constituição Federal, cabe aos estados e ao Distrito Federal a competência de instituir impostos sobre a propriedade de veículos automotores. Ou seja, quem legisla sobre o IPVA são os governos estaduais e não o governo federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Não é a primeira vez que informações desta natureza circulam nas redes. Em 2023, o governo federal publicou uma nota explicando que não procedia a informação de que documentação e emplacamento tornaram-se obrigatórios para bicicletas elétricas e equipamentos semelhantes, como patinetes e diciclos elétricos ou cadeiras de rodas motorizadas.

“Postagens em redes sociais e matérias na imprensa têm abordado uma resolução recente do Contran de forma equivocada e gerando esta desinformação. De acordo com a resolução, apesar de não precisarem de placa, documento e habilitação, bicicletas elétricas e equipamentos autopropelidos possuem uma série de equipamentos obrigatórios”, disse o governo na época.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Diplomas de graduação serão emitidos exclusivamente em formato digital

Não há perseguição a ninguém no Brasil, Barroso responde a Trump

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Anvisa suspende venda de gelados comestíveis da marca AICE por irregularidades na rotulagem

INSS começa receber adesões a restituição de descontos ilegais

Jovens estão atrasando a faculdade porque gastam o dinheiro em bets

Últimas notícias

ExpoFavela Minas 2025 começa nesta sexta com foco em negócios das periferias

Câmara de Nova Lima passa por reparos e vereadores farão trabalho remoto após rompimento de adutora

Trump diz que tarifas secundárias contra Rússia serão ‘muito poderosas’ e promete armas à Otan

Quando a polarização engole os próprios polos

Sergio Leite, ex-presidente da Usiminas, morre aos 72 anos

Governo de Minas suspende temporariamente assembleias que votariam modelo cívico-militar nas escolas

Tensão tarifária segue pressionando mercado e prepara terreno para reciprocidade brasileira

Uma empresa de um só: o que o futuro do trabalho está nos dizendo?

O dólar sob pressão: os sinais de uma nova ordem monetária