Siga no

Vereador esteve na bancada da 98 News nesta segunda-feira (98 News/Reprodução)

Vereador esteve na bancada da 98 News nesta segunda-feira (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

Em sua primeira participação na bancada da 98 News, nesta segunda-feira (30/6), o vereador de Belo Horizonte Hélton Júnior (PSD) defendeu o diálogo como caminho para encerrar a greve dos professores da rede municipal. Ele ainda criticou a falta de participação das empresas de ônibus nas discussões sobre o novo contrato do transporte coletivo da capital mineira.

Sobre o impasse com os professores, o vereador destacou a importância de distensionar o clima e buscar uma solução que contemple a categoria sem comprometer a saúde fiscal do município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse é o momento que a Câmara de Vereadores está atuando para distensionar o negócio. Porque não dá para ficar nessa perspectiva de que o prefeito é inimigo dos professores, os professores são inimigos do prefeito, a população não entende nada, eu quero levar o meu menino para creche e não tá funcionando”, afirmou.

Hélton reconheceu a importância da categoria, que representa cerca de 40% da folha de pagamento da Prefeitura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu coloco isso não com uma perspectiva de gasto, porque educação não é gasto, cara, é investimento”, disse. A gente tem que gastar muito com isso mesmo. Mas eu digo também que precisamos resolver essa questão com o maior grau de urgência possível para que a vida volte à normalidade”, completou.

O vereador também ponderou que, diante do cenário fiscal da cidade, é preciso cautela na definição de reajustes. “É importante, na minha concepção, ser até um pouco mais conservador, porque se eu estimo um reajuste que seja mais comedido, eu consigo dentro do exercício ter um certo manejo para cumprir a minha palavra”, explicou.

Empresas de ônibus ausentes

Sobre a renovação do contrato de ônibus de Belo Horizonte, Hélton Júnior criticou a ausência das empresas de transporte coletivo nas reuniões da Comissão Especial de Estudos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eles não têm tido uma boa vontade em colaborar, tanto no subsídio de informação, quanto com a presença, quanto às informações que a gente necessita. Isso tem sido um processo muito complicado”, afirmou.

O vereador ressaltou a importância do transporte suplementar, que atende áreas periféricas da cidade, mas que, segundo ele, também enfrenta desigualdades no tratamento.

“O subsídio é negociado separado deles, em relação àquele montante de mais de 600 milhões de reais que vai para as empresas. Isso é extremamente prejudicial”, destacou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Hélton, fragmentar os serviços do transporte público, como bilhetagem e manutenção, é um caminho quase consensual entre os vereadores. “Fragmentar isso é de fato importante. Qual que é o desafio? Como fazer? Porque nós estamos falando de uma capital, Belo Horizonte é muito grande”, ponderou.

Ciclovia e Guarda Municipal

O vereador também comentou a paralisação da obra da ciclovia da Avenida Afonso Pena, que está judicializada desde o ano passado.

“A Ciclovia da Afonso Pena é um problemão e que eu fico muito triste que tenha sido judicializado. Isso tinha que ser questão nossa, sabe? É aqui dentro de casa que a gente resolve, não tinha que ter parado na justiça”, avaliou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na área da segurança, Hélton Júnior defendeu o protagonismo gradativo da Guarda Municipal na proteção da cidade.

“A Guarda Municipal de BH é uma das melhores do Brasil. Dá conta, mas de maneira gradativa. Não pode de uma hora para outra mudar toda a rotina de segurança para a Guarda Municipal porque não vai funcionar”, explicou.

O vereador ressaltou a necessidade de integração entre as forças de segurança. “Não dá para ter uma rivalidade. Cada um tem a sua função ali e a ideia é que tenha mais gente preocupado com a segurança pública das pessoas”, concluiu.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Lula manda recado humorado a Trump: “Vou levar jabuticaba pra você”

Cânion de Minas Gerais é reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco

TV ligada é confundida com incêndio e mobiliza Corpo de Bombeiros em Nova Lima

Rompimento de adutora destrói Câmara de Nova Lima

Em visita a Contagem, Alexandre Padilha anuncia R$ 96 milhões para cardiologia do município

Trump anuncia tarifa de 30% sobre importações da União Europeia e México

Últimas notícias

Atlético leva gol no último lance e é derrotado pelo Bahia na volta do Brasileirão

Parlamentares acionam STF para manter derrubada do aumento do IOF

Frio predomina em BH neste sábado; confira a previsão do tempo

Após ser cancelada em BH, etapa da Stock Car é transferida para Curvelo

Atenção, motoristas! BH tem ao menos quatro alterações no trânsito neste fim de semana

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL

Tarifas sobre produtos brasileiros podem prejudicar importação americana, explica especialista

Comissão técnica do Atlético corta Fausto Vera do duelo contra o Bahia

Elvis Presley: curta o Dia Mundial do Rock ao lado do Rei