O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta terça-feira (15/4), em suas redes sociais, um vídeo em que ele caminha pelo hospital onde realizou procedimento cirúrgico. As imagens mostram Bolsonaro dando passos com o auxílio de um andador e de profissionais da saúde: “Sem desistir. Vamos adiante, Brasil!”, disse na publicação.
A cirurgia do ex-presidente foi concluída no último domingo (13/4) após mais de 12 horas de duração. Considerado pelo próprio paciente como o “procedimento mais invasivo que aconteceu”, o problema de saúde de Bolsonaro é decorrente do ataque sofrido em 2018, durante a campanha eleitoral, quando tomou uma facada em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Desde então, ele passou por seis cirurgias.
O boletim médico diz que o líder da direita no país segue na UTI “em estabilidade clínica e sem dor”. Por recomendações dos profissionais e por um pedido da esposa, Michelle Bolsonaro, as visitas no hospital estão restritas aos familiares.
Em outra publicação feita no início do dia, Bolsonaro disse estar concentrado na recuperação: “Vamos superar mais esse desafio, um dia de cada vez. Muito obrigado pelo carinho, pela compreensão e pelas orações”, afirmou o ex-presidente.
Nova cirurgia de Bolsonaro
O último procedimento realizado pelo ex-chefe do executivo nacional, portanto, teve como objetivo descolar as chamadas “aderências” no intestino e reconstruir a parede abdominal. Bolsonaro sentiu os efeitos da retenção intestinal na última sexta-feira (11/4) no Rio Grande do Norte e foi transferido no dia seguinte para Brasília.
O ex-presidente passou por uma “laparotomia exploradora”. Até o momento, ele está se alimentando por via intravenosa. As últimas informações divulgadas pela equipe médica que cuida de Bolsonaro asseguram que ele prossegue com a recuperação “sem dor e sem sangramentos”.
“Agradeço, com muito carinho, aos amigos que estão respeitando esse momento delicado, compreendendo que, por orientação médica, apenas familiares e profissionais de saúde estão autorizados a acompanhar de perto. Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia”, afirmou Bolsonaro nas redes sociais.
RECUPERAÇÃO | Jair Bolsonaro divulgou hoje (15), em suas redes sociais, um vídeo em que ele caminha pelo hospital onde realizou procedimento cirúrgico: “Sem desistir. Vamos adiante, Brasil!”, disse na publicação.
— Rede 98 (@Rede98Oficial) April 15, 2025
📹: Reprodução/Bolsonaro
Leia na íntegra:https://t.co/8RQjMr1vyj pic.twitter.com/dypTVQx01g