A morte do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, nesta sexta-feira (23/5), sensibilizou autoridades de todo o Brasil. Natural de Aimorés, no Vale do Rio Doce, Salgado começou a fotografar em 1973 e conquistou inúmeros prêmios com os seus registros.
O artista ficou conhecido por seus registros documentais de cenas emblemáticas pelo mundo, como a fome na África, garimpeiros no Brasil, as Galápagos, calotas polares e a floresta amazônica.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem ao fotógrafo, de quem recebeu um exemplar do livro “Amazônia”, lançado em 2021.
“Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade. Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração”, escreveu Lula.
Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) também lamentou a morte de Salgado. “Mineiro da pequena Aimorés, ele fez de sua terra um exemplo de preservação e educação ambiental. Seus olhos nos mostraram o mundo por meio de milhares de fotografias que revelam amor e solidariedade”, disse Damião.
A Unesco se referiu a Sebastião como alguém “comprometido com a educação e a proteção dos seres vivos” e disse que o fotógrafo “mudou nossa visão de mundo”. “Nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos”, publicou a organização.
Profundamente consternado, manifesto minha tristeza e o meu pesar pelo falecimento do humanista, cidadão do mundo e fotógrafo Sebastião Salgado.
— Álvaro Damião (@alvarodamiao) May 23, 2025
Mineiro da pequena Aymorés, ele fez de sua terra um exemplo de preservação e educação ambiental.
Seus olhos nos mostraram o mundo… pic.twitter.com/c3lpoN9ggs
Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
— Lula (@LulaOficial) May 23, 2025
Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de… pic.twitter.com/4vjQQ0Tx4u
.@AAzoulay rend hommage à Sebastião Salgado, grand photographe et ami fidèle de l’@UNESCO_fr.
— UNESCO en français (@UNESCO_fr) May 23, 2025
Engagé pour l’éducation et la protection du vivant, il a changé notre regard sur le monde.
Nos pensées vont à sa famille et ses proches.https://t.co/1H78Q5cN8A pic.twitter.com/rwYu9sfp3z
Dia triste para o Brasil. Sebastião Salgado era muito mais que um fotógrafo, foi um brasileiro que levou ao mundo uma visão única de questões tão caras à humanidade.
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 23, 2025
Através da imagem e sua sensibilidade sem igual, Salgado lançou luz sobre a dignidade de invisibilizados,… pic.twitter.com/R2DSlCemgs