Tem motorista iniciante que sua frio só de ouvir a palavra “baliza”. Para muitos, ela é o maior terror da prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, em alguns estados do Brasil, esse pesadelo chegou ao fim.
Desde segunda-feira (26/1), a baliza não é mais exigida durante o exame prático de direção em São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A mudança foi confirmada pelos respectivos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), que passaram a adotar novos critérios de avaliação para os candidatos.
Apesar da novidade, a alteração não vale para todo o país. Isso porque o Detran tem competência estadual, ou seja, cada estado pode definir como será o formato do exame prático. Em outras unidades da federação, a baliza continua sendo obrigatória.
No Mato Grosso do Sul, por exemplo, mesmo com mudanças previstas, a manobra ainda faz parte da avaliação e deve ser executada em até 10 minutos. O estado, no entanto, estuda ajustes na prova de rua, como o aumento da tolerância em relação à pontuação perdida pelos candidatos.
Além do fim da baliza em alguns estados, outras alterações importantes no processo de emissão da CNH estão sendo discutidas e podem valer em todo o território nacional, com o objetivo de modernizar as avaliações e tornar o processo mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro.
