PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Menos da metade dos brasileiros come fruta todos os dias, diz UFMG

Siga no

Apenas 22,5% da população adulta brasileira come cinco porções diárias de frutas e hortaliças diariamente, o que é a recomendação da OMS (Eugênio Sávio/Divulgação)

Compartilhar matéria

O consumo de frutas e verduras é fundamental para manter a saúde em dia. Esses alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes indispensáveis para o pleno funcionamento do nosso corpo, além de prevenir uma série de doenças. Uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), porém, revela que o consumo de vegetais entre os brasileiros está deixando e muito a desejar.

Segundo o estudo, apenas 22,5% da população adulta brasileira come cinco porções diárias de frutas e hortaliças diariamente, o que é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 34% consome esse tipo de alimento regularmente, ainda que em quantidades menores do que as recomendadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pesquisa, coordenada pelo professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG Rafael Moreira Claro, foi realizada com adultos de 18 anos ou mais residentes em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, de 2008 a 2023, com dados do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Mulheres, indivíduos de 25 a 34 anos e aqueles com maior nível de escolaridade são os que mais reduziram o consumo de frutas e vegetais ao longo dos anos.

“Para entender melhor as tendências ao longo dos anos, o período total foi dividido em duas fases: de 2008 a 2014 e de 2015 a 2023. Isso permitiu observar mudanças que poderiam ficar escondidas em uma análise geral. Os resultados mostraram que, em média, 34% da população adulta consumia frutas e hortaliças regularmente, enquanto apenas 22,5% seguiam a recomendação da OMS. No período completo (2008-2023), o consumo permaneceu estável, mas, ao analisar as fases separadamente, foi identificado um aumento entre 2008 e 2014, seguido de uma queda entre 2015 e 2023”, explica Izabella Paula Araújo Veiga, primeira autora do estudo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Impactos na saúde

O consumo desse tipo de alimento, segundo os pesquisadores, pode estar diretamente ligado ao momento econômico e político vivido pelo país, já que a queda do poder de compra tem muita influência na qualidade daquilo que vai parar na mesa do brasileiro.

Izabella Veiga explica que reduzir o consumo de frutas e hortaliças afeta diretamente a qualidade da alimentação dos brasileiros, que pode ter impactos negativos na saúde e na cultura alimentar do país.

“Além disso, essa tendência de queda pode dificultar o alcance da meta estabelecida no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (Plano de Dant), que tem como meta elevar o consumo recomendado de frutas e hortaliças para 30% até 2030 e, então, melhorar a saúde dos brasileiros”, explicou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Com a nova ficha digital de hotéis, viajante poderá adiantar check-in pela conta gov.br

Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado

Justiça Federal manda soltar Daniel Vorcaro e executivos, mas impõe restrições

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

Especialistas classificam uso crescente de zolpidem como problema de saúde pública

Cinco PMs são presos por crimes em megaoperação no Rio

Últimas notícias

Flamengo vence o Palmeiras e se torna o 1º brasileiro tetracampeão da Libertadores

Papa quebra protocolo e não reza na Mesquita Azul, em visita a Istambul

Estátua em homenagem a Fuad Noman é inaugurada na Avenida Afonso Pena

VÍDEO: Carro fura parada obrigatória e é atingido por trem na Grande BH

Moraes pede comprovação do histórico clínico de Augusto Heleno

Caravana de Natal da Coca-Cola: veja datas, horários e trajetos nas cidades de Minas

PBH e Bombeiros fazem simulado de acidente aéreo na PUC São Gabriel

Defesa de Vorcaro espera soltura para início desta tarde

BH enfrenta calor forte e risco de chuva com trovoadas neste sábado