O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na manhã desta terça-feira (14/10) que será aberto um relatório para apurar as causas do apagão registrado em Minas Gerais e outros estados durante a madrugada. Segundo ele, o evento foi pontual e ocorreu em uma subestação da Eletrobras.
“Todo evento desse tipo gera a abertura de um Relatório de Apuração de Perturbação, que nós chamamos de RAP. Reúne-se todo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. É como acontece na aviação: quando há um problema, o órgão responsável é acionado para investigar e propor correções, de forma a evitar novos incidentes”, explicou Silveira.
O ministro destacou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentará os resultados dessa apuração no próximo encontro do comitê. Silveira reforçou que o apagão não causou grandes danos ao sistema elétrico nacional, e que o problema foi localizado.
“Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual, em uma subestação da Eletrobras. Vamos apurar as causas por meio desse relatório, para evitar novos episódios deste tipo”, completou.
Apagão durou mais de uma hora
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia foi afetado de 0h32 até 1h30 devido a um incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou uma “contingência severa” e o desligamento de cerca de 10 gigawatts (GW) de carga.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, durante a ocorrência, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desinterligadas do sistema, o que levou ao acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
Segundo nota do ministério, até 1h30 o fornecimento de energia já havia sido restabelecido nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a normalização completa ocorreu às 2h30.