O Ministério da Educação (MEC) divulgou na madrugada desta quinta-feira (29/1) o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A lista de aprovados pode ser consultada no site oficial do programa.
Nesta edição, o Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior com ingresso previsto para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. As inscrições ocorreram entre os dias 19 e 23 de janeiro.
O Sisu é o principal programa do governo federal para acesso às universidades e institutos públicos, utilizando como critério de seleção o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fui aprovado, e agora?
Os estudantes aprovados na chamada regular devem ficar atentos aos próximos passos. A partir do dia 2 de fevereiro, será necessário procurar a instituição de ensino para realizar a matrícula, seguindo os prazos e procedimentos definidos por cada universidade ou instituto.
Não fui aprovado… o que devo fazer?
Já quem não foi selecionado nesta primeira etapa ainda tem chance de conquistar uma vaga. Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, os candidatos podem manifestar interesse em participar da lista de espera por meio do site do programa. Essa etapa permite concorrer às vagas que não forem preenchidas inicialmente.
Cada candidato poderá optar por apenas uma das duas opções de curso escolhidas na inscrição. A convocação dos selecionados pela lista de espera e os respectivos prazos de matrícula são de responsabilidade das próprias instituições de ensino.
Sisu 2026 na UFMG
Neste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais ofertará 6.552 vagas em 87 cursos de graduação em Belo Horizonte e Montes Claros. O candidato selecionado, de acordo com o número de vagas, será convocado para registro acadêmico e matrícula.
Para orientar os estudantes que desejarem se inscrever na seleção, a UFMG lançou o Guia do Sisu UFMG 2026. O documento explica como funciona a seleção, mostrando o passo a passo para os estudantes participarem do processo e esclarecendo dúvidas sobre o cronograma, as chamadas e a formação da lista de espera.
Atualmente, 94% das vagas da UFMG são preenchidas por meio do Sisu, cuja classificação é divulgada em chamadas regulares. Nesta edição, os cursos de Teatro Bacharelado e Teatro Licenciatura passarão a ter suas vagas preenchidas pelo Sisu e não mais pelo processo seletivo Habilidades.
