Silveira critica Zema, aponta ‘desdém’ e diz que governador fez Minas ‘ficar para trás’

Siga no

Silveira fez críticas à gestão do governador Romeu Zema (Novo) e disse que Minas perdeu espaço e investimentos nos últimos anos (Canal Gov/Divulgação)

Compartilhar matéria

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que Minas Gerais terá assento no novo Conselho Nacional de Política Mineral, que está sendo estruturado pelo governo federal. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta terça-feira (14/10), Silveira destacou, em resposta ao jornalista Paulo Leite, da 98 News, que o estado é peça-chave na exploração de minerais estratégicos, como o lítio e as terras raras, e deve recuperar seu protagonismo econômico no país.

“Minas Gerais é um dos estados que mais contribuiu com o Brasil, com suas riquezas minerais. Hoje, é para mim uma alegria, mas também uma imensa responsabilidade, servir ao país nesses setores tão fundamentais para a economia nacional. Trago sempre Minas comigo para Brasília, defendendo políticas públicas que possam fortalecer a economia do nosso estado, que infelizmente não anda bem”, afirmou o ministro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a entrevista, Silveira fez críticas à gestão do governador Romeu Zema (Novo) e disse que Minas perdeu espaço e investimentos nos últimos anos. “Minas ficou para trás diante de outros estados. Não vemos grandes obras, nem grandes investimentos sendo atraídos. Há, infelizmente, um desdém do atual governador em relação às políticas públicas do estado”, afirmou.

O ministro também acusou o governador de manter um comportamento eleitoral após a reeleição. “Ele não desceu do palanque depois da eleição. Uma semana após o pleito, fui entregar viaturas com recursos federais no Batalhão da Polícia Militar e fui ignorado. Já dizia, naquela época, que era importante o governador voltar seus olhos para governar Minas Gerais”, disse.

Segundo Silveira, Zema “saiu do palanque fazendo campanha no outro dia e se distanciou do governo federal”. O ministro ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem orientado sua equipe a manter uma postura republicana na relação com estados e municípios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O presidente Lula é republicano, e a primeira orientação que deu aos seus ministros foi para governar de forma suprapartidária, sem olhar para a coloração partidária dos mais de 5.400 prefeitos e dos 27 governadores. O objetivo é levar recursos federais de forma efetiva, melhorar a vida das pessoas e trazer resultados”, completou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões

‘Não houve grandes danos ao sistema’, diz Silveira sobre apagão em Minas e outros estados

Minas Gerais e outros estados brasileiros registram ‘apagão’ durante a madrugada

País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

Lula e Janja se encontram com Papa Leão XIV no Vaticano

Círio de Nazaré, no ano da COP30, reúne 2,5 milhões em Belém

Últimas notícias

Autor de gol pela Seleção, Paulo Henrique fez apenas 3 jogos pelo Galo; relembre

Chuva derruba árvores na madrugada em BH e ocorrências mobilizam bombeiros

CRJ em BH tem feirão de empregos com 3 mil vagas e festival Circuito Tapume; saiba como participar

Clube saudita pode pagar R$ 1,5 bilhão para tirar Vini Jr. do Real Madrid, diz jornal inglês

Cruzeiro está invicto e sem sofrer gols contra o Atlético sob o comando de Jardim

Mulher que comeu ‘falsa couve’ morre após dias internada

Minas terá a terceira eleição suplementar após 2024

Com um a menos, Atlético não resiste e sofre goleada do Grêmio na final do Brasileiro Sub-17

Educação em destaque: Minas Gerais recebe prêmio por ações de alfabetização de crianças