A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já disponibilizou o Calendário Escolar de 2026 para as unidades da Rede Municipal de Ensino. O cronograma estabelece que as aulas terão início em 4 de fevereiro e seguirão até 18 de dezembro.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ano letivo contará com, no mínimo, 200 dias letivos, que serão organizados em três trimestres. O objetivo central é assegurar que crianças e adolescentes desenvolvam competências fundamentais, abrangendo desde a alfabetização e o raciocínio matemático até a consciência social e sustentável.
Subsecretária de Gestão Pedagógica, Arminda Aparecida de Oliveira destaca que o planejamento para 2026 reforça o compromisso com um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. “Estamos prontos para acolher cada estudante da Rede Municipal em ambientes de aprendizado que são dinâmicos, seguros e inclusivos”, diz.
Para garantir o suporte aos estudantes que apresentarem dificuldades ao longo do ano, o calendário prevê três períodos de recuperação, distribuídos nos meses de maio, setembro e dezembro. Além disso, o ano escolar contará com um total de 25 dias de recesso, 11 feriados e sete datas de pontos facultativos, além de sugestões de sábados para atividades pedagógicas.
O recesso escolar comum do meio de ano está programado para a segunda quinzena de julho.
Datas importantes do Calendário Escolar 2026
- Início do ano letivo: 4 de fevereiro;
- 1º Trimestre: 4 de fevereiro a 8 de maio;
- 1º Período de recuperação: 11 a 15 de maio;
- 2º Trimestre: 11 de maio a 3 de setembro;
- Recesso escolar (meio de ano): 16 a 31 de julho;
- 2º Período de recuperação: 4 a 11 de setembro;
- 3º Trimestre: 4 de setembro a 18 de dezembro;
- 3º Período de recuperação: 3 a 18 de dezembro;
- Encerramento do ano letivo: 18 de dezembro.
