A vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (31) em Belo Horizonte. A cidade recebeu cerca de 87,5 mil doses do imunizante que, em um primeiro momento, serão destinadas a pessoas com mais chances de apresentar complicações pela infecção do vírus influenza. São elas: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores de saúde, idosos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto.
De acordo com a PBH, as doses de vacina contra a gripe estão disponíveis em todas as regionais, nos 153 centros de saúde, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em seis pontos extras. Um dos locais terá funcionamento aos sábados, na parte da manhã, para ampliação do serviço. Consulte endereços e horários das unidades aqui.
A vacina contra a gripe é trivalente e previne contra três vírus, H1N1, H3N2 e influenza B.
“Para garantir a proteção das pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte adiantou o início da campanha, que estava prevista para começar em 7 de abril. Além disso, definimos locais extras para a aplicação das vacinas. Tudo isso para facilitar o acesso da população elegível neste momento é garantir que todos possam ser imunizadas”, ressaltou a subsecretária de Promoção Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde e previstos na campanha para receber a dose, como profissionais de transporte e das forças de segurança, além de professores e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, por exemplo, serão convocados gradativamente. O chamamento será realizado de acordo com o quantitativo de doses que forem repassadas ao município.
Documentos necessários
No momento da aplicação da dose é necessário que os grupos convocados apresentem um documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. As puérperas devem estar com a certidão de nascimento do bebê ou registro do hospital onde ocorreu o parto.
Vacinação de rotina
O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a gripe ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos e gestantes. Assim, a imunização desses públicos será realizada durante todo o ano, e não somente durante a campanha de vacinação.
Para realizar as aplicações nesses grupos de forma rotineira, o município dependerá do envio de doses de vacina contra a gripe, por parte do Ministério e do Estado, para manter o abastecimento das unidades.
Com PBH