PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carnaval BH 2026: ambulantes entram em contagem regressiva para ‘grande momento’ do ano

Siga no

Renda do Carnaval chega como 'décimo terceiro' para ambulantes, mas demandas do trabalho são pesadas (Rede 98)

Compartilhar matéria

Os vendedores ambulantes de Belo Horizonte contam os minutos para a abertura do credenciamento que permite a atuação no Carnaval de 2026. A primeira fase do processo, online, começa nesta segunda-feira (12/1), a partir das 9h. Para a categoria, o início do cadastro simboliza a proximidade do período mais importante do ano.

Segundo o presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de BH, Adjailson Severo, o Carnaval é “esse grande momento” aguardado por quem trabalha nas ruas. A expectativa, segundo ele, está diretamente ligada à geração de renda. “Nós estamos falando do maior evento cultural da nossa cidade”, afirma Adjailson.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O representante destaca que a festa movimenta não apenas os ambulantes, mas todo o setor de comércio e serviços da capital. Entretanto, para os trabalhadores informais, o impacto financeiro é ainda mais decisivo. “É desse evento que eles buscam o décimo terceiro”, diz.

Credenciamento começa nesta segunda

O início do credenciamento a menos de um mês do período oficial de folia gerou questionamentos, enquanto o formato adotado pela prefeitura rendeu elogios. Adjailson reconhece a proximidade da data, mas afirma que os ambulantes já estavam preparados. Segundo ele, o cronograma “já vinha sendo divulgado” e não pegou a categoria de surpresa.

Além disso, ele defende o sistema de solicitações via internet, implantado pela PBH no ano passado e mantido em 2026. “Porque evita filas e confusões como foi em 2024. Ambulantes no sol, dormindo na rua, sem nenhum apoio, sem banheiro químico ou água… foi uma luta”, relembra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O representante também explica que os dois primeiros dias de cadastro serão reservados, prioritariamente, aos caixeiros já credenciados pelo município. “São os verdadeiros trabalhadores ambulantes, que estão nas ruas o ano inteiro, debaixo de sol e chuva”, defende.

Atualmente, cerca de 1.300 ambulantes estão oficialmente cadastrados como caixeiros pela PBH. Para 2026, a Belotur, empresa pública responsável pela organização do Carnaval, trabalha com o teto de 14 mil vendedores registrados. A primeira etapa do processo de credenciamento segue aberta até 19 de janeiro.

Falta de patrocínios pode beneficiar ambulantes

Desde setembro do ano passado, a Belotur luta pela captação de patrocínios para o Carnaval de 2026. De dois editais publicados, apenas a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) firmou contrato com a prefeitura, no valor de R$ 500 mil, equivalente a pouco mais de 2% da arrecadação esperada.

O cenário não preocupa Adjailson. Aliás, o representante vê com entusiasmo a ausência de uma fabricante de bebidas entre os patrocinadores. Para ele, isso traz mais liberdade aos vendedores. “Não nos prejudica em nada [a falta de patrocinadores], pelo contrário”, diz. “A gente viu aquela guerra que foi no Carnaval passado, com o monopólio da Ambev”, complementa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2025, a Ambev foi a patrocinadora oficial do Carnaval de BH, com um aporte de R$ 5,9 milhões pelos direitos de marca e ativações de publicidade. A holding é detentora de rótulos de cerveja como Skol, Budweiser, Original e Stella Artois. Concorrentes, como a Heineken, tiveram a venda proibida em pontos centrais dos blocos, de acordo com as regras do edital daquele ano.

Segundo Adjailson, a liberdade de vendas em 2026 abre espaço para marcas locais, especialmente de drinks, que têm grande aceitação entre os foliões. Do já consagrado Xeque Mate às novas apostas, como o Chablauzin, a cena belo-horizontina dos ready to drink cresce, valoriza produções mineiras e beneficia diretamente os trabalhadores.

Diálogo com a Belotur

O presidente da associação também aposta na boa relação dos ambulantes com a Belotur para a realização de um Carnaval mais produtivo para o setor. “A gente espera que esse diálogo permaneça da forma que vinha sendo nas outras gestões”, diz Adjailson.

A fala revela uma mudança: em dezembro, a menos de dois meses para a festa de rua, Bárbara Menucci deixou a presidência da empresa pública. Eduardo Cruvinel, servidor de carreira que atua há 20 anos no órgão, assumiu o cargo. Na época, a PBH defendeu que a renovação se tratava de uma “mudança pontual”, como ocorreu em “algumas áreas da administração”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Adjailson, a expectativa com a chegada de Cruvinel segue positiva, mas o primeiro encontro com o novo presidente ainda não ocorreu. “Nós temos uma agenda marcada com ele na próxima quarta-feira para alinhar algumas questões que a gente acha que precisam ser resolvidas antes [da festa começar]”, antecipa.

Em nota enviada à reportagem na semana passada, a Belotur afirmou que “o diálogo com os representantes do Carnaval é permanente e seguirá sendo conduzido de forma aberta, transparente e respeitosa, com o objetivo de fortalecer a festa e garantir uma construção coletiva, à altura da relevância cultural e social do Carnaval de Belo Horizonte”.

O período oficial de Carnaval em Belo Horizonte começa em 31 de janeiro e vai até 22 de fevereiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cadastro Carnaval, previsão do tempo e mais: o que você precisa saber em BH nesta segunda (12/01)

Idoso morre ao ser arremessado de Kombi em acidente na região Leste de BH

Motorista com sinais de embriaguez provoca acidente na MG-010, em Vespasiano

‘Gangue da marcha à ré’: trio é detido após invadir e furtar farmácia no Belvedere

BH: Nova lei autoriza dispensa de uniforme escolar para alunos com Transtorno do Espectro Austista

Carnaval de BH 2026: cadastro de ambulantes começa na segunda-feira

Últimas notícias

Globo de Ouro: O Agente Secreto faz história com dois prêmios; Wagner Moura vence como melhor ator

Técnico Alberto Valentim confirma negociações com dupla de atacantes do Botafogo

“Uma resposta muito positiva em todos os aspectos”, diz Alberto Valentim após a vitória sobre o Athletic

América vence o Athletic no Independência

Com time misto, Atlético empata com o Betim na Arena MRV

Ex-Cruzeiro, Bolasie é anunciado pela Chapecoense

Luto: morre Titina Medeiros, a Socorro de ‘Cheias de Charme’, aos 48 anos

Qual Helena de Manoel Carlos você seria? Responda o teste de personalidade e descubra!

Morre Manoel Carlos: Relembre novelas, a família e as eternas ‘Helenas’ do autor