Ao vivo
Central 98 - 1ª edição Segunda a Sexta - 06h às 08h

O programa leva ao ar uma visão mais otimista do Brasil, sem deixar de lado os fatos importantes para a vida dos ouvintes.

Carnaval de BH tem menos banheiro por folião em 2025

Siga no

Número de banheiros químicos em BH não acompanhou o aumento de foliões (Foto: Léo Lara/Divulgação)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No meio do bloquinho, aquele aperto. Ou a fila está grande demais ou o folião tem dificuldade em encontrar um banheiro químico no carnaval de Belo Horizonte. E, neste ano, vai ser preciso um pouco mais de paciência. Proporcionalmente, a quantidade de banheiros químicos por pessoa será menor do que nos anos anteriores. 

De acordo com a Belotur, 13.610 banheiros são disponibilizados diariamente durante o período oficial do Carnaval 2025, que começou em 15 de fevereiro e vai até 9 de março. São esperados 6 milhões de foliões nos 23 dias de evento, o que totaliza 440 pessoas para cada banheiro disponibilizado na cidade. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2024, foram 13.482 cabines sanitárias para um público de 5,5 milhões, o que representa 407 foliões por equipamento. Em 2023, 13.150 banheiros atenderam 5,25 milhões de frequentadores da festa, ou seja, 399 pessoas por banheiro. 

A jornalista Karina Quirino, que já está aproveitando os blocos do pré-carnaval, sentiu diferença do ano passado para este. 

“Eu fiquei extremamente decepcionada com a distribuição de banheiros este ano. No ano passado, eu fui no mesmo bloco lá no bairro Planalto, o Almas Empenadas, e tinha banheiro a cada quarteirão. Poucas unidades, mas com a distribuição muito boa. Este ano estava horrível, só tinha na concentração e depois na dispersão, então andamos cerca de uma hora e meia sem ter nenhum banheiro público. As pessoas do bares estavam vendendo o uso de banheiros por cinco reais. Se não pagasse, não tinha o que fazer”, explicou. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O social media Hugo Fernando Santos diz que, em 2024, frequentou blocos com muitos banheiros disponíveis e outros nos quais não era possível encontrar sanitários. Para ele, a logística é fundamental para a boa experiência do folião. 

“Tudo depende do local onde você está. Acho que a prefeitura devia investir nos locais estratégicos, entender a demanda por região e fazer essa locação. Senão, alguns circuitos vão ficar mais prejudicados do que outros e vai ser impossível usar o banheiro em alguns lugares”, afirmou. 

Logística do banheiro no carnaval está sendo aprimorada, diz PBH

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que a estratégia de distribuição de banheiros químicos durante o Carnaval está sendo aprimorada. Ela está levando em consideração diversos fatores, como o público previsto para cada bloco, a extensão dos trajetos, o número de cortejos simultâneos e o deslocamento dos foliões. 

“O objetivo é alocar os banheiros em locais estratégicos: as cabines sanitárias ficarão em áreas de grande concentração de desfiles, aproveitando pontos de convergência para garantir que o maior número possível de foliões seja atendido, dentro da dinâmica exigida por um evento de rua de grandes proporções”, diz o comunicado. 

A PBH ainda explica que o público estimado para o Carnaval de Belo Horizonte neste ano é de 6 milhões de foliões. O número considera a soma prevista de público dos blocos de rua e das diversas atrações. 

“Vale ressaltar que esse número não se refere a uma presença simultânea nas ruas da cidade em um mesmo dia. Para atender a essa demanda, a Prefeitura de Belo Horizonte está aumentando o número de diárias contratadas e ampliando a quantidade de banheiros fixos disponíveis durante o período do feriado da folia, entre 28 de fevereiro e 4 de março. Os mais de 100 pontos fixos atendem quase 80% do público total do Carnaval de Belo Horizonte, garantindo uma estrutura adequada e minimizando os impactos que um evento desta magnitude gera”, afirma o executivo municipal. 

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Inovação na mineração: inteligência artificial aprimora empilhamento de rejeito a seco no Brasil

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população acima de 6 meses em Minas

Tragédia de Brumadinho: Justiça homologa início de projetos de participação social

Furtos de celulares têm alta em BH e chegam a uma média de 64 ocorrências por dia

Ministro do STJ defende regulamentação da proteção veicular

Últimas notícias

Alcolumbre costura com STF e Câmara projeto para reduzir penas dos presos pelo 8 de janeiro

Crise no Santos: torcida invade CT e cobra jogadores e diretoria

Atlético e Maringá se enfrentam pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil; saiba onde assistir

Dólar desaba e fecha a R$ 5,64 com possível negociação entre EUA e China

Lima vence Brasília e Montevidéu e recebe final da Libertadores 2025

Vereadores trocam socos durante sessão na Câmara de Figueirópolis d’Oeste (MT)

Vazamento de água em tubulação da Vale mobiliza Brumadinho

Contagem decreta estado de emergência por causa do aumento de casos de doenças respiratórias

Dia de caos na Europa: países investigam possível ciberataque