PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CMBH pode abrir investigação contra Lucas Ganem nesta quinta-feira (4/12)

Siga no

A denúncia foi protocolada na manhã dessa segunda-feira pelo advogado Guilherme Augusto Soares e aponta dois possíveis crimes cometidos pelo parlamentar (Foto: Divulgação/CMBH)

Compartilhar matéria

A decisão de abrir investigação contra o vereador Lucas Ganem (Podemos), vai ser pauta na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na próxima quinta-feira. A informação foi divulgada em primeira mão à Rede 98 pelo presidente da Casa Juliano Lopes, também do Podemos. O processo já recebeu parecer da Procuradoria da CMBH.

A denúncia foi protocolada na manhã dessa segunda-feira pelo advogado Guilherme Augusto Soares e aponta dois possíveis crimes cometidos pelo parlamentar: manter servidores nomeados pela Câmara trabalhando em São Paulo, e declarar um endereço eleitoral onde ele não teria residido para disputar o mandato em Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista à Rede 98, Juliano Lopes explicou que, o primeiro passo é o recebimento ou não da denúncia no plenário. Depois disso, caso os vereadores decidam por abrir a investigação, Lucas Ganem será notificado e uma comissão processante, formada por três parlamentares, sorteados para conduzirem as investigações. Esse grupo terá até 90 dias para ouvir testemunhas, analisar provas e elaborar um relatório indicando cassação ou absolvição.

“A Procuradoria da Câmara Municipal já emitiu um parecer em relação a dois itens da denúncia apresentada que é a falsidade do domicílio eleitoral e a outra em relação de funcionários fantasmas que estão trabalhando na cidade de Indaiatuba e lotados aqui na Câmara Municipal. Será pautado, quinta-feira próxima, dia 4 de dezembro. E aí o plenário da Câmara irá votar se irá abrir ou não a comissão processante. Para que seja aberto essa comissão, precisa de 21 votos favorável”, disse Lopes

A sustentação da denúncia afirma que o vereador nunca morou em BH, fraudando a declaração de domicílio, e manteve a base operacional do mandato fora da cidade, com a quase totalidade dos assessores vinda de Indaiatuba, no interior de SP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Rede 98 procurou Lucas Ganem, que não se manifestou. O espaço segue aberto.

Compartilhar matéria

Siga no

Victor Duarte

Victor Duarte é jornalista com mais de 14 anos de experiência na reportagem diária. Formado pela Universidade Fumec, trabalhou em grandes veículos de comunicação, como Diários Associados, TV Alterosa e TV Band Minas

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Atlético lamenta morte de Henrique Maderite; veja

Quem foi Henrique Maderite, empresário que morreu aos 50 anos em Minas

Morre Henrique Maderite, empresário mineiro, aos 50 anos

STF tem maioria para punir caixa dois como improbidade administrativa

Foragido nos EUA, Ramagem é ouvido pelo STF por videoconferência

Ex-namorado de empresária mineira é indiciado por violência doméstica, cárcere privado e outros crimes

Últimas notícias

Atlético busca manter invencibilidade no Mineiro contra o Athletic; saiba onde assistir

Senador Carlos Viana celebra cura do câncer no estômago

Livro “Prisioneiros da Geografia” explica política global em mapas

Reforma tributária pode elevar imposto sobre aluguel no Airbnb

Brilho e renda dominam tendências de moda no Carnaval de BH

Atendimento ruim afasta clientes e vira risco para empresas

Comunicação diária expõe cultura real das empresas em fevereiro

Bloco da Bicicletinha leva Carnaval de BH para duas rodas

Mercado prevê alta de 10% nas vendas de imóveis em 2026