O Governo de Minas anunciou o lançamento de um novo ciclo do Programa de Formação de Examinadores de Trânsito. O objetivo é qualificar profissionais que atuarão em bancas de avaliação de candidatos à obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ao todo, 420 vagas serão ofertadas para formar novos examinadores e reciclar o quadro atual.
A formação prepara os examinadores para atuar em processos de habilitação, renovação e reabilitação de condutores. Segundo a Seplag-MG, o curso terá como foco segurança, qualidade e humanização dos exames de direção. As inscrições podem ser realizadas de 20 de maio a 5 de junho, no site da Escola de Governo da FJP (Fundação João Pinheiro).
Podem participar do curso professores efetivos da rede estadual de ensino com atuação nas superintendências metropolitanas A, B e C. Além destes, 20 vagas são reservadas para servidores do CET-MG (Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito). O curso terá 220 horas-aula, com conteúdo teórico e prático, incluindo: avaliação psicológica pedagógica, frequência mínima de 75, aproveitamento de, no mínimo, 70% em cada módulo.
Modernização e impacto
A iniciativa foi possível após a publicação do Decreto Estadual nº 48.898/2024, que autorizou o ingresso de professores da rede estadual nas atividades de exame de direção. Para o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, o programa representa mais um passo na modernização dos serviços:
“Estamos reescrevendo os serviços de trânsito no estado. O curso de formação vem para garantir um processo avaliativo mais humano, didático e seguro, alinhado às melhores práticas pedagógicas e técnicas”, afirma.