Siga no

Tadeu Leite, presidente da ALMG
Tadeu Leite, presidente da ALMG. (Créditos: Reprodução 98 News)

Tadeu Leite, presidente da ALMG. (Créditos: Reprodução 98 News)

Compartilhar matéria

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), afirmou nesta quinta-feira (22/5) que a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) é o ativo mais valioso que Minas Gerais tem para abatimento da dívida do estado com a União. Segundo ele, a federalização dessa estatal pode ser um caminho por meio do Propag (Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados).

“Estamos falando de uma dívida de R$ 170 bilhões e precisamos enxergar quanto vamos conseguir dar de amortização, que chegue a um montante de 20% do valor, para saber qual vai ser a parcela da dívida que vai ficar para o estado. O pagamento dessa entrada vai ter que ser por meio de ativos, possivelmente as estatais”, disse Tadeu Leite.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na avaliação de Tadeu, a análise da Codemig como ativo passível de federalização vai dar o tom do restante da discussão. “Se a Codemig conseguir atingir os 20%, não precisamos falar de mais nada. Agora, se ela não atingir, nós temos que continuar trabalhando com imóveis das outras empresas e outras possibilidades que podem existir”, explicou.

Segundo o deputado, dos 14 projetos do Propag que vão ser analisados pelos deputados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALMG, três projetos tratam da federalização da Codemig.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre a possível federalização de Cemig e Copasa, Tadeu Leite falou que é preciso ter um pouco mais de cautela porque são empresas que prestam serviço à população.

“Eu não vejo problema em privatizar. A minha preocupação é como é que vai chegar o serviço à população e qual vai ser o custo do serviço para as pessoas. Essa é uma discussão que vamos ter com muita maturidade, com muita transparência, mas também entendendo que nós temos nesse momento a oportunidade, talvez a mais importante que Minas Gerais já teve dos últimos 20 anos, de tentar resolver esse problema da dívida”, ponderou.

‘Maioria dos deputados é a favor do Propag’

Tadeu Leite ainda afirmou que a grande maioria dos deputados é a favor da adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ninguém, nem a oposição, é contra o Propag. Eu acho que a maioria dos deputados da Assembleia são a favor do Propag, porque todo mundo enxerga que é um modelo muito melhor do que o Regime de Recuperação Fiscal”, disse Tadeuzinho.

Os projetos de lei que compõem a proposta do Propag vão começar a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na próxima semana.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte tem novo procurador-geral

Aposta simples leva R$ 99 milhões na Mega-Sena

Vereadores de BH votam revogação do título de capital nacional do ‘grau’ nesta quarta-feira

Comércio de BH projeta crescimento nas vendas para o Dia dos Pais

Nova lei mineira facilita legalização da cachaça artesanal e fortalece pequenos produtores

Semana da Moda de Divinópolis mostra a força do segmento na economia mineira

Últimas notícias

‘Em busca da felicidade’: Reinier chega em BH para assinar com o Atlético e não esconde emoção

Fora de casa, Cruzeiro busca classificação na Copa do Brasil contra o CRB; saiba onde assistir

Em clima de decisão, Atlético e Flamengo decidem vaga da Copa do Brasil; saiba onde assistir

Dudu, do Atlético, pode jogar contra o Flamengo nesta quarta-feira (6/8)? 

Estudo da Fiemg prevê os efeitos diretos e indiretos do ‘tarifaço’ nos próximos anos em Minas Gerais

Saravia retorna aos treinos do Atlético e deve retomar titularidade diante do Flamengo

Milton Nascimento pode ganhar título de Cidadão Honorário de BH em setembro

BH recebe Conacarne: congresso nacional discute o futuro da carne bovina

William, do Cruzeiro, revela gravidade de lesão que o tirou de partidas recentes