PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conta de luz terá bandeira vermelha em junho, anuncia Aneel

Siga no

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica (Foto: freepik)

Compartilhar matéria

A bandeira tarifária das contas de energia passará para vermelha, no patamar 1, no mês de junho, anunciou nesta sexta-feira (30) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, os consumidores terão custo extra de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, esclarece a Aneel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bandeiras


Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta de energia sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha tem dois patamares. No primeiro, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. No patamar dois, o valor passa para R$ 7,877 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Plano Brasil Soberano: governo federal inicia hoje novas regras de acesso a crédito

CNH sem multas: nova lei permite renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação

Acordo de delação de Daniel Vorcaro entra em semana decisiva de negociações

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Golpes ligados à Copa do Mundo quase dobram e acendem alerta para torcedores

Para relator, pressão dos EUA a Pix deve ajudar a votar PEC do BC na próxima semana

Últimas notícias

Neymar revela empolgação para Copa de 2026: ‘parecendo um menino’

MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente

Netflix revela primeira imagem do cachorro Scooby-Doo em nova série live-action

Nunes Marques suspende divulgação de pesquisa que apontou queda de Flávio Bolsonaro

Adolescente de 14 anos é flagrado dirigindo caminhão carregado na BR-381

Ibovespa cai pela 8ª semana seguida e preocupa mercado

Vetor Sul de BH: ninguém defende só alargar vias; o que se cobra é planejamento, coragem e respeito à vida humana

Tarantino detona Hollywood e indica filme da Netflix

IA não substitui médicos, reduz atritos no trabalho