Belo Horizonte pode ganhar oficialmente um novo esporte. A Câmara Municipal aprovou, nessa quarta-feira (2/7), o Projeto de Lei 76/2025, que reconhece a corrida de carrinhos de rolimã como prática esportiva na cidade. A proposta, de autoria do vereador José Ferreira (Pode), foi aprovada em 2º turno com 33 votos favoráveis e 4 contrários.
O texto determina que os eventos licenciados com a atividade deverão seguir as normas de segurança e socorro exigidas pelos órgãos competentes. Além disso, os competidores deverão estar devidamente equipados para garantir a segurança durante as corridas.
Ferreira agradeceu o apoio dos colegas e pediu que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer fortaleça a prática. “As corridas estão sendo executadas no Programa A Rua é Nossa. A prefeitura já entende que o projeto é importante. Gostaria então de pedir à Secretaria de Esporte para dar atenção à essa prática na cidade de Belo Horizonte”, destacou.
O Programa A Rua é Nossa libera vias da capital para atividades esportivas e de lazer aos fins de semana e feriados. Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
Divergência sobre competência
Entre os votos contrários, o vereador Irlan Melo (Republicanos) argumentou que a regulamentação da prática esportiva não cabe ao Município, citando a Lei 9.615/1998, que estabelece as normas gerais do esporte no Brasil. “Eu não tenho nada contra a prática, mas regulamentar prática esportiva não compete ao Município. Por isso, votei contra”, justificou.