Nova atração de quase 100 m² é instalada no Circuito Liberdade em BH

Siga no

Nova atração é um painel no Ponto Cultural CDL (Foto: www.cdlbh.com.br)

Compartilhar matéria

O Ponto Cultural CDL, parte do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, ganhou uma nova atração. É um painel de quase 100 metros quadrados chamado “O Grande Balcão Belo–Horizontino”. A obra celebra a história da capital mineira, seus atrativos turísticos, moradores e, principalmente, o setor de comércio e serviços.

O painel, assinado pela artista Carol Smocowisk, está instalado na Galeria Rampa. Estão pintados na obra pontos turísticos como Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Praça Sete e Edifício Niemeyer. A arte também apresenta o setor de comércio e serviços, como vestuário, bares e outros. A visitação ao Ponto Cultural é gratuita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O novo painel celebra a história de nossa cidade e também a importância do comércio, que foi o núcleo de desenvolvimento de Belo Horizonte. Além disso, representa os profissionais que, diariamente, constroem e mantêm viva a nossa principal força econômica”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

De acordo com o analista institucional e museólogo do Ponto Cultural CDL, Allusson Gudu, o objetivo do painel é resgatar a importância dos centros comerciais de BH. “O objetivo é valorizar os diferentes setores do comércio local e seus principais produtos, representando a diversidade e a vitalidade empreendedora da cidade”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Autoria do novo painel

A escolha da artista para fazer o painel se deu por meio de edital, em abril deste ano. Após a análise de 33 propostas, Smocowisk foi a escolhida. “Como cenário e pano de fundo deste mural estão alguns dos principais ícones de Belo Horizonte, valorizando história, arquitetura e patrimônio”, disse Carol.

“As ilustrações desses elementos foram desenvolvidas com traços geométricos e simplificados, ao mesmo tempo em que mantêm o reconhecimento imediato de cada marco da cidade, reforçando assim o diálogo entre tradição e modernidade, tão presente no cotidiano de BH”, acrescentou.

Paulista, Smocowisk cursou artes visuais na Unesp e Design de Publicidade na Escola Panamericana de Arte e Design. A artista mora em Belo Horizonte desde 2021, onde cursou Arquitetura e Urbanismo na UFMG. Fez as artes do bunker do Edifício Acaiaca, bem como o mural urbano próximo ao Museu de Arte da Pampulha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ponto Cultural CDL

Visitação: terça–feira a sábado, 10h às 16h
Endereço: avenida João Pinheiro, 495 – Boa Viagem
Entrada gratuita

Com CDL/BH

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cultura

Morre Preta Gil, cantora e filha de Gilberto Gil, aos 50 anos

Sete Lagoas cria o mascote “Zaca” em homenagem ao humorista Zacarias

Arnaldo Antunes fala sobre ‘Novo Mundo’ antes de subir ao palco em BH; leia entrevista

‘Uma última aventura’: Netflix anuncia 5ª temporada de Stranger Things; veja datas

‘Somos tropicais e mais calorosos’; Paes rebate TV inglesa que duvidou do público de Lady Gaga em Copacabana

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL

Últimas notícias

Bracks confirma protesto de jogadores com ‘bolsos para fora’ contra salários atrasados

Clima quente: Zema critica Eduardo Bolsonaro e ‘leva invertida’ do deputado

Manutenção da Copasa deixa 130 bairros da Grande BH sem água nesta quarta-feira

Todos os assentos dos ônibus de BH agora são preferenciais por lei

Atlético x Bucaramanga: onde assistir duelo decisivo pela Sul-Americana

Verão da lata: o caso real que inundou o Rio com maconha

Como começar a investir com pouco dinheiro e baixo risco

Relevância profissional começa sendo útil

A mentira que cansa: o preço do sucesso forjado nas redes