Um apagão de grandes proporções atingiu vários países europeus na manhã desta segunda-feira (28/4). Sistemas de telecomunicação foram afetados e autoridades falam em fenômeno atmosférico.
O repórter correspondente da 98, Renato Paim, acompanhou o episódio e trouxe os detalhes no Central 98 – 3° edição.
Segundo Paim, Bairros inteiros ficaram sem comunicação. Houve paralisação dos transportes públicos, de aeroportos e afetou até o funcionamento de hospitais.
O cenário caótico atingiu o sudoeste da França de maneira mais branda. A operadora RTA informou que o serviço foi reestabelecido em poucos minutos. Já na Península Ibérica a situação foi muito mais grave. Em Portugal e na Espanha o colapso do sistema elétrico provocou apagões em diversas cidades.
“Trens de metrô pararam, centenas de pessoas ficaram presas em elevadores, voos foram cancelados e o trânsito virou um verdadeiro caos com semáforos desligados. A rede de telecomunicações também foi afetada com muitas regiões sem celular, sem internet, que ficaram fora do ar e com a falha nos sistemas. Muitos estabelecimentos comerciais tiveram que fechar as portas, já que não conseguiam operar os sistemas de pagamento e não podiam processar transações”, explicou Paim.
A causa do apagão ainda está sendo investigada. A hipótese mais provável, segundo técnicos da rede elétrica, é a de um fenômeno atmosférico raro, chamado vibração atmosférica esférica induzida, que teria provocado oscilações nas linhas de alta tensão. No entanto, o contexto global de ameaças digitais reacendeu o temor de que pudesse se tratar de um ciberataque.
Até agora, autoridades portuguesas e espanholas afirmaram não ter encontrado sinais de ação maliciosa.