A Cemig tem buscado mudar a forma como se comunica com a população mineira. De um modelo mais distante e técnico, a empresa vem investindo em ações para se aproximar dos clientes e participar mais ativamente da vida cultural do estado. É o que explica a diretora de comunicação e marketing da companhia, Cris Kumaira, em entrevista à 98 News nesta quarta-feira (2/7).
“O setor de energia, historicamente, deixou a comunicação um pouco de lado. A Cemig sempre foi uma marca forte, mas com uma comunicação muito autocentrada, distante, fria”, afirma.
Segundo ela, o trabalho da equipe é justamente inverter esse cenário. “Como que a gente deixa de ter essa comunicação tão autocentrada e começa a falar diretamente para os nossos clientes, atendendo o interesse do que eles querem saber sobre a nossa prestação de serviço?”, completa.
Presença em eventos e descentralização
A participação em eventos culturais como o Carnaval de Belo Horizonte, o Sensacional e a Festa da Luz é um dos caminhos escolhidos para fortalecer essa conexão. “A participação no Carnaval não é um patrocínio por um patrocínio. Não nos interessa ter simplesmente a nossa marca estática no lugar. Interessa fazer parte da experiência das pessoas”, destaca Kumaira.
Ela explica que essa estratégia não se limita à capital. “Nós temos uma diretriz muito clara de descentralizar esses projetos culturais, essas ações. Estamos presentes praticamente em todo o estado, em mais de 774 cidades”, afirma.
Além das ações culturais, a Cemig aposta em uma estrutura regionalizada para melhorar o atendimento e a comunicação com o público. “As regionais fazem toda a diferença, não só do ponto de vista de comunicação, mas também da prestação de serviço, de entender as demandas dessa região”, diz.
Comunicação para fora de Minas
Com a expectativa de abertura do mercado de energia e o fortalecimento da atuação no mercado livre, a Cemig também mira sua comunicação para além das fronteiras de Minas Gerais.
“Essa é uma marca muito querida, muito forte em Minas Gerais, e como que a gente leva toda essa presença para fora? Esses estudos estão em andamento. A Cemig é uma empresa muito respeitada, agora está entre as 100 marcas mais fortes do Brasil”, destaca.
Como exemplo dessa expansão, Kumaira cita o patrocínio ao Grupo Corpo. “O Grupo Corpo este ano faz 50 anos. Tem toda uma temporada que nós vamos fazer parte e como que a gente chega nessas outras capitais junto com o Grupo Corpo apresentando a Cemig”, explica.
Comunicação estratégica e transparência
Para a diretora da Cemig, o grande desafio é inserir a comunicação como parte estratégica da empresa, sem abrir mão da transparência e do respeito ao cliente.
“A comunicação tem que fazer parte da estratégia da companhia, sempre primando pela transparência, pela verdade. A verdade vende. A verdade é o que traz reputação, que traz credibilidade, confiança, nessa relação que todo mundo quer ter com as marcas hoje”, conclui.