PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Castanhas, bolo e insulina: chimpanzé com diabetes recebe cuidados especiais no zoológico de BH

Siga no

Cardápio é especialmente adaptado para condição de saúde do animal (Suziane Brugnara/PBH)

Compartilhar matéria

Mingau de aveia, bolos e castanhas. Essa é uma parte da dieta do chimpanzé Serafim, de 37 anos, morador do Zoológico de Belo Horizonte. Diagnosticado com diabetes tipo 1, o animal segue uma rotina que inclui alimentação planejada, monitoramento diário da glicemia e aplicação de insulina para manter a saúde em dia.

A manhã de Serafim começa sempre com um check-up. A metodologia de exames e controle é a mesma utilizada em humanos, explica Carlyle Mendes, gerente de Veterinária do zoológico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Graças ao condicionamento operante feito pela equipe, Serafim já se habituou à rotina”, diz ela. “A coleta da gota de sangue e a aplicação da insulina acontecem de forma tranquila, sem necessidade de sedação, usando reforço positivo com alimentos que fazem parte da dieta planejada”, complementa.

O cardápio do chimpanzé é um capítulo à parte. Sob supervisão da zootecnista e gerente de Nutrição, Melina Nunes, cada refeição é pensada para manter o equilíbrio glicêmico. “A base da alimentação são folhas, frutas e legumes. Mas precisamos evitar os de maior índice glicêmico, como bananas maduras e melancia, ou oferecê-los de forma combinada com fibras, gorduras ou proteínas”, detalha.

O menu inclui frutas variadas, verduras, ração e até bolos específicos para primatas. Ao todo, são quatro refeições diárias, somando cerca de 4 mil calorias. “Planejamos a dieta considerando inclusive os momentos de treinamento. Assim, garantimos que o reforço positivo funcione e que os tratamentos sejam feitos sem estresse”, diz Melina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carinho

Mais do que um paciente especial, Serafim é símbolo do compromisso do zoológico de BH com a qualidade de vida dos animais. A diretora de Zoobotânica, Sandra Cunha, lembra que a instituição foi pioneira no Brasil ao criar, há 25 anos, um setor dedicado ao bem-estar animal.

“Recebemos inclusive a certificação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, que reconhece a busca contínua pelos melhores cuidados, especialmente para animais que necessitam de mais atenção”, afirma Cunha.

Presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Gelson Leite reforça o orgulho da equipe. “O trabalho integrado e multidisciplinar do zoológico de BH é uma referência nacional em bem-estar animal. O caso do Serafim mostra a seriedade do manejo, mas também o carinho que a instituição dedica a cada espécie”, diz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Previsão do tempo para Belo Horizonte neste fim de semana (13 e 14 de junho)

Orquestra Infantojuvenil abre 200 vagas em BH para estudantes da rede municipal

Rádio 98 FM completa 57 anos e celebra trajetória como a primeira FM estéreo da América Latina

Bolo gigante de Santo Antônio será distribuído gratuitamente neste dia dos namorados em BH

Acidente com van escolar deixa 15 crianças feridas em Venda Nova

Manutenção emergencial da Copasa afeta abastecimento de água em 184 bairros de BH e região

Últimas notícias

A pátria de chuteiras virou negócio de chuteiras

Copa do Mundo: Brasil estreia hoje contra Marrocos em primeiro teste de Ancelotti

Sessão gratuita de “Medusa” marca reta final da mostra ‘Mulheres Mágicas’ em BH

Bolsonaro deve ser mantido em prisão domiciliar por problemas de saúde

Dólar cai no dia a R$ 5,06 com acordo EUA-Irã no radar e recua 1,86% na semana

Ancelotti prevê Neymar integrado ao grupo da seleção na próxima semana

Ancelotti define time para estreia do Brasil na Copa; veja a provável escalação

Lula lança crédito para motos e bikes elétricas e diz que entregadores deixam de ser ‘invisíveis’

Governo de Minas lança campanha para ampliar acesso a tarifas sociais de água e energia