Em um dia de retaliação chinesa aos EUA e temor do mercado com possível inflação devido às tarifas, o dólar fechou esta sexta-feira (11/4) cotado a R$ 5,87, enquanto a bolsa de valores subiu mais de 1% e acumulou pequena alta na semana.
Apesar da queda desta sexta, a moeda americana encerrou a semana em alta de 0,61%. O mercado de ações também teve um dia volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 127.682 pontos, com alta de 1,05%.
Durante a manhã, o mercado global refletia as tensões em torno da decisão da China de retaliar os Estados Unidos e tarifar os produtos americanos em 125%. No entanto, dois fatores beneficiaram os países emergentes e fizeram os investidores se acomodarem durante a tarde.
O primeiro foi a recuperação das commodities (bens primários com cotação internacional), com os preços do barril de petróleo subindo cerca de 2%.
O segundo fator foram as declarações de dirigentes do Federal Reserve (o banco central dos EUA) de que o órgão está pronto para agir em eventuais distorções no sistema financeiro.
A sinalização do Fed impulsionou as bolsas dos EUA no fim da tarde, ajudando a bolsa brasileira.
*Com informações da Agência Brasil