Após Minas Gerais decretar estado de emergência sanitária, nesta terça (27/5), por causa da confirmação de foco da gripe aviária, o ministro da Agricultura e Pecurária, Carlos Fávaro, amenizou a situação no estado. Fávaro participou de uma audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado e disse que a confirmação do caso em Minas é algo natural.
“Nós já tivemos nesses 2 anos, 169 casos em animais silvestres. O Brasil faz parte da rota migratória do hemisfério sul para o hemisfério norte. E à medida em que os animais que fazem essa rota, tem a contaminação, vai aparecer dentro do território nacional caso de animais silvestres”, disse Fávaro.
O ministro afirmou que a situação vivida hoje no país é tranquila e em breve o Brasil será declarado livre do vírus da gripe aviária.
“Eu posso assegurar que passado os 28 dias deste período, que é incubatório, que é o período incubatório do vírus, nós vamos de novo proclamar, anunciar o Brasil livre de gripe aviária. (…) Hoje faltam quantos dias? Faltam 23 dias? 22 dias que faltam para isso acontecer”, concluiu.
EMERGÊNCIA SANITÁRIA | ‘É natural’, diz ministro Carlos Fávaro sobre caso de gripe aviária confirmado em MG
— 98 News Oficial (@98newsoficial) May 27, 2025
📹: TV Senado
Saiba mais:https://t.co/V5eXbvD06E pic.twitter.com/GsqHlruheF
Foco em MG
Um foco de gripe aviária no estado foi identificado e confirmado em Mateus Leme, na região metropolitana de BH. O caso levou o Governo de Minas Gerais a decretar estado de emergência sanitária animal. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do estado nesta terça-feira (27/5).