PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atlético x Cruzeiro: clássico mineiro pela Copa Brasil movimenta R$ 38 milhões na economia da capital

Siga no

A estimativa é de impacto econômico imediato de cerca de 38 milhões de reais em Belo Horizonte e região metropolitana ( (Daniella Veiga/Atlético)

Compartilhar matéria

Belo Horizonte recebe nesta quarta-feira um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Atlético e Cruzeiro se enfrentam às sete e meia da noite, na Arena MRV, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. E a expectativa é de casa cheia. Até a noite dessa terça-feira, o Atlético já havia confirmado a venda de 38 mil ingressos, sem contar as cadeiras cativas e camarotes.

A estimativa é de impacto econômico imediato de cerca de 38 milhões de reais em Belo Horizonte e região metropolitana, considerando o jogo de ida desta quarta-feira e a partida de volta, marcada para 11 de setembro, no Mineirão. Segundo IPEAD,  Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas da UFMG, os setores mais beneficiados devem ser alimentação, transporte, hotelaria e comércio de produtos licenciados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entorno do estádio, cerca de mil e duzentos ambulantes vão trabalhar na noite do primeiro jogo. “Cerveja e churrasquinho são os mais procurados. Todos os trabalhadores já estão com seu estoque de mercadorias”, destaca Adjailson Severo, presidente da Associação de Ambulantes de Belo Horizonte.

Arena MRV

Arena MRV em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Atlético)

O vendedor de camisas e bandeiras, Geraldo Reis, espera que as vendas sejam boas. “Geralmente em dia de clássico costuma vender bem. Os torcedores procuram mais por camisas, bandeiras, cachecóis e bonés”, afirma. Já para a vendedora ambulante de bebidas, Jordana Izidoro, o clássico influência no comportamento de compra dos torcedores. “Existe um comportamento de otimismo e mais emoção”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A rede hoteleira de Belo Horizonte é outro setor diretamente impulsionado pelo clássico. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a média de ocupação nesta semana já chega a 90% em função do jogo e de outros eventos que acontecem na cidade.  O diretor de um hotel há 2 quilômetros da Arena MRV, Rodrigo Cançado, acredita que a capacidade máxima do estabelecimento vai ser atingida. Em dias comuns, sem jogos ou grandes eventos, a ocupação do hotel costuma ficar em torno de 50%. 

Desde 2023, os clássicos mineiros são disputados com torcida única. Hoje, apenas atleticanos estarão na Arena MRV. Para receber os cruzeirenses, um bar, no bairro Cidade Nova, região nordeste da capital, prepara um evento exclusivo para cruzeirenses. Em dias de clássico o estabelecimento recebe apenas a torcida visitante. Para o proprietário, Alexandre Simões, “é dia de casa mais do que lotada, abarrotada”.

Bar Monumental receberá a torcida do Cruzeiro durante o clássico (Foto: Divulgação/Instagram)

Só para lembrar, Atlético e Cruzeiro disputam as quartas de final da Copa do Brasil, em dois jogos. Quem levar a melhor avança para as semi da competição. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Julia Almeida

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Produtora de Rádio e TV da 98 News (Rede 98), com passagem pela Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Brasil.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

CNI: puxadas pela China, importações foram 26,7% do consumo dos brasileiros em 2024

Mercado aéreo brasileiro deve mais do que dobrar nas próximas duas décadas, prevê Airbus

Lula diz que se acordo do Mercosul com UE não for assinado agora, Brasil não o fará mais

Santa Casa BH é eleita a melhor ONG do Brasil na área da saúde e a melhor de Minas Gerais

Aluguel de barco para navegação na Lagoa da Pampulha custa R$ 820 mil por 120 dias

Mulher abandona filhotes de cachorro em caixa de isopor no bairro Castelo

Últimas notícias

Cruzeiro anuncia a saída do atacante Bolasie

Ex-Cruzeiro, Paulo Pezzolano, é oficializado como novo treinador do Internacional

Lateral ex-Fluminense é morto em atentado no Equador

Rio de Janeiro sediará evento do Globo de Ouro em 2026

Fraude no INSS: PF faz buscas contra senador Weverton Rocha e prende número 2 da Previdência

Vereador Lucas Ganem tem mandato cassado pela Justiça por fraude eleitoral

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Senado aprova projeto que diminui pena de condenados do 8 de janeiro