Atlético x Cruzeiro: clássico mineiro pela Copa Brasil movimenta R$ 38 milhões na economia da capital

Siga no

A estimativa é de impacto econômico imediato de cerca de 38 milhões de reais em Belo Horizonte e região metropolitana ( (Daniella Veiga/Atlético)

Compartilhar matéria

Belo Horizonte recebe nesta quarta-feira um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Atlético e Cruzeiro se enfrentam às sete e meia da noite, na Arena MRV, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. E a expectativa é de casa cheia. Até a noite dessa terça-feira, o Atlético já havia confirmado a venda de 38 mil ingressos, sem contar as cadeiras cativas e camarotes.

A estimativa é de impacto econômico imediato de cerca de 38 milhões de reais em Belo Horizonte e região metropolitana, considerando o jogo de ida desta quarta-feira e a partida de volta, marcada para 11 de setembro, no Mineirão. Segundo IPEAD,  Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas da UFMG, os setores mais beneficiados devem ser alimentação, transporte, hotelaria e comércio de produtos licenciados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entorno do estádio, cerca de mil e duzentos ambulantes vão trabalhar na noite do primeiro jogo. “Cerveja e churrasquinho são os mais procurados. Todos os trabalhadores já estão com seu estoque de mercadorias”, destaca Adjailson Severo, presidente da Associação de Ambulantes de Belo Horizonte.

Arena MRV

Arena MRV em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Atlético)

O vendedor de camisas e bandeiras, Geraldo Reis, espera que as vendas sejam boas. “Geralmente em dia de clássico costuma vender bem. Os torcedores procuram mais por camisas, bandeiras, cachecóis e bonés”, afirma. Já para a vendedora ambulante de bebidas, Jordana Izidoro, o clássico influência no comportamento de compra dos torcedores. “Existe um comportamento de otimismo e mais emoção”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A rede hoteleira de Belo Horizonte é outro setor diretamente impulsionado pelo clássico. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a média de ocupação nesta semana já chega a 90% em função do jogo e de outros eventos que acontecem na cidade.  O diretor de um hotel há 2 quilômetros da Arena MRV, Rodrigo Cançado, acredita que a capacidade máxima do estabelecimento vai ser atingida. Em dias comuns, sem jogos ou grandes eventos, a ocupação do hotel costuma ficar em torno de 50%. 

Desde 2023, os clássicos mineiros são disputados com torcida única. Hoje, apenas atleticanos estarão na Arena MRV. Para receber os cruzeirenses, um bar, no bairro Cidade Nova, região nordeste da capital, prepara um evento exclusivo para cruzeirenses. Em dias de clássico o estabelecimento recebe apenas a torcida visitante. Para o proprietário, Alexandre Simões, “é dia de casa mais do que lotada, abarrotada”.

Bar Monumental receberá a torcida do Cruzeiro durante o clássico (Foto: Divulgação/Instagram)

Só para lembrar, Atlético e Cruzeiro disputam as quartas de final da Copa do Brasil, em dois jogos. Quem levar a melhor avança para as semi da competição. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Julia Almeida

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Produtora de Rádio e TV da 98 News (Rede 98), com passagem pela Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Brasil.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

‘Pac-Man’ do Velho Chico: ameaçada de extinção, espécie chega ao aquário de BH

Incêndio faz moradores saírem de casa às pressas no bairro Nova Suíça, em BH

Final de semana será de tempo fechado em BH; veja a previsão

Internação involuntária de dependentes químicos avança na Câmara de BH

Três a cada 10 moradores de BH gastam até uma hora para chegar no trabalho

Chuva à vista: BH pode ter pancadas e ventos fortes nas próximas horas

Últimas notícias

Tardelli afirma que Atlético acertou na escolha por Sampaoli e acredita em títulos em 2026

‘Dar a vida’ e ‘olhar o escudo’: Dátolo manda recado para reação do Atlético em 2025

Multicampeão pelo Cruzeiro crava hepta da Copa do Brasil em 2025: ‘se chegar, vence’

Maior campeão da história do Cruzeiro, Ricardinho acredita em título em 2025: ‘tem jogadores para isso’

Bárbara Menucci no Matula 98: bastidores da 2ª Bienal de Gastronomia de BH

Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China, a partir de 1º de novembro

Estado de SP confirma mais dois casos de intoxicação por metanol

Fábrica clandestina de bebidas usava etanol adulterado de postos

Tendão dos heróis: Lyanco revive o drama que marcou ídolos do esporte mundial