O Governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (14) em um evento em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mais 21 ônibus metropolitanos. Com essa entrega, já são mais de 500 novos ônibus adicionados a frota metropolitana em pouco menos de quatro meses.
Vale lembrar que essas entregas por parte do governo estadual, para modernizar a frota dos veículos, começou em dezembro do ano passado. Essa aquisição faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
No total, o Governo vai desembolsar R$ 382 milhões com 600 novos ônibus para a RMBH. Além disso, as concessionárias que operam ainda vão adquirir, com recursos próprios, mais 250 em 2025. Ou seja, 850 novos veículos metropolitanos no total.
Para o vice-governador professor Mateus Simões, essa entrega é o suficiente para agora. Mas a renovação precisa ser constante.
“Essa renovação de 1/3 dos ônibus significa diminuir pela metade a idade média dos ônibus em circulação. Mas renovação, o nome já diz, ele é um processo contínuo. Nós temos mais de 10 anos de concessão todo ano há necessidade de renovação de parte da frota. O que aconteceu é que durante muito tempo a frota não foi renovada. Então a gente teve um envelhecimento da frota. Quando o secretário Pedro Bruno disse na fala dele que a gente precisa continuar com esse processo de renovação, ele estava falando exatamente disso para 24 e 25, isso é sim suficiente, mas a cada ano a gente tem que ter estratégias para garantir que a gente vai renovando um pedaço da frota. O ideal é que a gente renovasse por ano cerca de 15% da frota, de forma que a gente nunca tivesse um ônibus com mais de 6 ou 7 anos de idade, circulando, transportando os nossos passageiros.”, disse Mateus Simões.
De 11 para seis anos
Com a chegada dos novos veículos, a idade média da frota metropolitana, composta por
2,4 mil ônibus, diminuirá de 11 para seis anos até o final de 2025. Essa diminuição na idade impacta diretamente no funcionamento e no preço para manter a frota.
Para a Simonini Maria, motorista há 15 anos, essa mudança era mais do que necessária e traz conforto agora tanto para os motoristas, quanto os passageiros, que nos últimos meses, inclusive, acumularam reclamações quanto ao estado de conservação dos veículos, que continuava ruim, mesmo com o aumento da tarifa.
“Estava precisando demais. Os ônibus estavam muito velhos, né? Com muito problema para a gente, motorista, para a população, mas agora a nossa realidade agora, graças a Deus, e ao governo de Minas, é outra realidade”, disse a motorista.