Em quatro meses, 500 novos ônibus entraram em circulação na RMBH

Siga no

Foto: Guilherme Alves / Rádio 98

Compartilhar matéria

O Governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (14) em um evento em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mais 21 ônibus metropolitanos. Com essa entrega, já são mais de 500 novos ônibus adicionados a frota metropolitana em pouco menos de quatro meses.

Vale lembrar que essas entregas por parte do governo estadual, para modernizar a frota dos veículos, começou em dezembro do ano passado. Essa aquisição faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No total, o Governo vai desembolsar R$ 382 milhões com 600 novos ônibus para a RMBH. Além disso, as concessionárias que operam ainda vão adquirir, com recursos próprios, mais 250 em 2025. Ou seja, 850 novos veículos metropolitanos no total.

Para o vice-governador professor Mateus Simões, essa entrega é o suficiente para agora. Mas a renovação precisa ser constante.

“Essa renovação de 1/3 dos ônibus significa diminuir pela metade a idade média dos ônibus em circulação. Mas renovação, o nome já diz, ele é um processo contínuo. Nós temos mais de 10 anos de concessão todo ano há necessidade de renovação de parte da frota. O que aconteceu é que durante muito tempo a frota não foi renovada. Então a gente teve um envelhecimento da frota. Quando o secretário Pedro Bruno disse na fala dele que a gente precisa continuar com esse processo de renovação, ele estava falando exatamente disso para 24 e 25, isso é sim suficiente, mas a cada ano a gente tem que ter estratégias para garantir que a gente vai renovando um pedaço da frota. O ideal é que a gente renovasse por ano cerca de 15% da frota, de forma que a gente nunca tivesse um ônibus com mais de 6 ou 7 anos de idade, circulando, transportando os nossos passageiros.”, disse Mateus Simões.

De 11 para seis anos

Com a chegada dos novos veículos, a idade média da frota metropolitana, composta por
2,4 mil ônibus, diminuirá de 11 para seis anos até o final de 2025. Essa diminuição na idade impacta diretamente no funcionamento e no preço para manter a frota.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a Simonini Maria, motorista há 15 anos, essa mudança era mais do que necessária e traz conforto agora tanto para os motoristas, quanto os passageiros, que nos últimos meses, inclusive, acumularam reclamações quanto ao estado de conservação dos veículos, que continuava ruim, mesmo com o aumento da tarifa.

“Estava precisando demais. Os ônibus estavam muito velhos, né? Com muito problema para a gente, motorista, para a população, mas agora a nossa realidade agora, graças a Deus, e ao governo de Minas, é outra realidade”, disse a motorista.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente repórter da Rede 98, CNN Esportes e Versus Esporte. Produtor na CazéTV. Colunista do Portal 1921. Com passagens por TV Band Minas e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Prefeito de Lagoa Santa rebate críticas à verticalização na cidade: “projeto pontual”

Lei proíbe contratação de artistas condenados por violência doméstica em Minas Gerais

Mulher é condenada por instalar câmera que filmava casa de vizinhas

Prefeito de Lagoa Santa critica falta de diálogo na implementação de pedágios no Vetor Norte

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Já é possível pagar multas e IPVA em blitz de Minas Gerais via Pix

Últimas notícias

Gabriel Brazão acalma torcedores após ser atingido na cabeça por Igor Gomes

Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026

Neymar x Lyanco: veja o que disseram os jogadores durante discussão acalorada

Brasil: o perigoso atalho dos gastos públicos

“De olho na vaga”: PM usa câmeras do comércio para conter furto a motos no Barreiro

Cruzeiro tenta quebrar jejum de mais de 11 anos sem vencer o Bahia fora de casa

Silveira sobre Simões no PSD: ‘Quero acreditar que haverá um debate interno e democrático’

Entrevista exclusiva: Ministro Alexandre Silveira destaca programas sociais, transição energética e futuro de Minas

Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais