Jovens de BH recebem capacitação sobre educação financeira e sistema tributário do Brasil

Siga no

Jovens de BH recebem capacitação sobre educação financeira e sistema tributário do Brasil. (Créditos: TV Brasil)

Compartilhar matéria

Jovens da capital mineira, entre 15 e 24 anos, interessados em ter informações sobre educação financeira e os impactos dos impostos na renda e no poder de consumo do brasileiro, vão ter a oportunidade de obter conhecimentos sobre esses temas entre os dias 13 e 16 de maio.

Por meio de série de palestras voltadas para a contextualização do sistema tributário do país, suas composições, abrangência e impacto no dia a dia, cerca de 500 jovens atendidos pela Fundação CDL-BH e pelo Programa Estudo e Trabalho vão participar da ação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A capacitação integra a programação do Dia Livre de Impostos, evento da Fundação CDL-BH, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a CDL Jovem BH.

“A ideia é levar a esses jovens conhecimento sobre o sistema tributário brasileiro e, a partir disso, permitir que eles tenham maior consciência sobre o valor que pagam nos produtos e entendam que a justiça fiscal é o melhor caminho para a sustentabilidade de empresas e de consumo”, explica o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink.

Investimento em educação financeira

Durante o evento, os jovens vão poder visualizar de forma didática o conteúdo e ter contato com acervos que mostram importantes momentos da história econômica e tributária do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os marcos que vão ser abordados estão a troca de moedas, o boom da inflação na Era Sarney, remarcadores de preços, a chegada dos cartões de crédito ao varejo e a nova percepção do consumidor quanto ao seu poder de compra e o impacto dos juros.

A iniciativa, segundo o presidente da Fundação CDL-BH, é uma das estratégias da entidade para reduzir o desconhecimento financeiro entre os jovens, inclusive em temas como sistema tributário.

“Vamos utilizar de uma integração lúdica e pedagógica para esse público para contar acontecimentos que marcam a história da economia do país”, afirmou Vilson Mayrink.

PUBLICIDADE

Segundo a Fundação, mais de 45% dos jovens brasileiros, entre 15 e 24 anos, apresentam conhecimento em educação financeira abaixo do que é considerado adequado. Ainda que este resultado seja melhor que o de 2015, quando 53% dos jovens estavam abaixo do nível básico, o Brasil ocupa a 18ª posição entre os 20 países avaliados pelo programa.

Manifestação contra impostos

A iniciativa de educação financeira com os jovens belo-horizontinos integra a programação do Dia Livre de Impostos (DLI), movimento que ocorre em todo país no dia 29 de maio, e pretende promover atos de conscientização sobre as cargas tributárias do Brasil.

“O DLI tem como propósito facilitar o entendimento do nosso sistema tributário e também reivindicar uma reforma que permita estabilização econômica, desenvolvimento de empresas, menor impacto na renda das famílias e melhor aproveitamento da arrecadação”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A ação foi criada pela CDL Jovem BH e CDL/BH, em 2007. Hoje, o Dia Livre de Impostos é realizado em diversas cidades brasileiras.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Brasil é escolhido como sede dos Pans de Ginástica Artística e Rítmica

Prefeitura acerta acordo salarial com servidores de carreira, mas professores seguem em greve

Moraes manda Google informar quem publicou minuta do golpe na internet

PIB mineiro tem alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025

Zema negocia novas fábricas da Midea Group no Sul de Minas

Últimas notícias

Especulado no Atlético, Reinier não deve retornar ao futebol brasileiro

Tom Cruise vai receber Oscar honorário pela carreira

Sem perder em casa, Atlético supera campanha de 2021

Pela primeira vez na história FMF uma mulher é eleita para a vice-presidência

Feriado: Hemominas altera horário de funcionamento na semana de Corpus Christi

‘Sumiço’ de arara em Moeda gera comoção na cidade mineira

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Cid

Comidas, tradições e dança! Tem de tudo no arraiá do Matula 98

Planet Hemp anuncia turnê de despedida; saiba se BH está na lista