As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta sexta-feira, 16 de janeiro. O programa, gerido pelo Ministério da Educação, é a principal porta de entrada para universidades públicas e outros projetos de acesso ao ensino superior no país.
As provas do Enem foram aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional, com exeção de alguns municípios do Pará. Por lá, em razão da realização da COP30, as aplicações ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro.
O tema da redação da última edição do exame foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Universidade à vista
Com o desempenho obtido, os participantes poderão disputar vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também utilizar a pontuação em programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As inscrições para o Sisu 2026 estarão abertas de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pela internet. Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior.
Entre as novidades desta edição está a possibilidade de utilização das notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), sendo considerada a melhor média ponderada. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, e o prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
A inscrição no Sisu é gratuita e destinada a candidatos que realizaram o Enem. O processo é feito de forma online, pelo site sisu.mec.gov.br. Durante o período de inscrições, o participante pode escolher até duas opções de curso e alterá-las quantas vezes desejar até o encerramento do prazo.
