O Governo de Minas publicou, nesta sexta feira (28), o edital de concessão rodoviária do lote Via Liberdade, que tem como objetivo principal a duplicação total da BR-356, entre Mariana e Outo Preto. Além disso, a concessão visa modernizar todo o trajeto que liga Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte a Rio Casca, na Zona da Mata Mineira.
Em evento na manhã desta sexta na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o secretário de estado de infraestrutura e mobilidade, Pedro Bruno, detalhou a concessão.
Segundo ele, o investimento, inicialmente, será R$ 6 bilhões durante o período da concessão (30 anos). Serão 187 km de rodovias no trecho da BR-356, além da parte que liga a MG-329, em Rio Casca, passando pela MG-262 e BR-356, até a BR-040, em Nova Lima.
No total, 11 municípios serão diretamente beneficiados e, dos 187 km totais, 160 serão de novas estradas, duplicações, terceiras faixas e vias marginais. O projeto ainda prevê a construção de 18 novos viadutos, 11 passarelas e 67 novos pontos de ônibus.
“Nós estamos com R$ 6 bilhões de investimentos, dos quais R$ 2 bilhões são fruto do acordo de reparação de Mariana. Foi assinado em outubro e aí pouco mais de quatro meses após a assinatura do acordo, nós estamos dando concretude, trazendo uma entrega concreta à população, que é essa concessão. Dentro desses 6 bilhões de investimentos que a gente apresentou aqui, nós vamos ter uma total reconfiguração do trajeto que vai de Nova Lima até Rio Casca. São três corredores principais, a BR-356, a MG-262 e a MG-329. São 187 km em todo esse trajeto e nós vamos ter cerca de 120 km de duplicações de rodovias, mais de 30 km de terceira faixas, 100% de acostamento em todo trecho, trazendo mais mobilidade, reduzindo o tempo de deslocamento em cerca de 25% e mais segurança”, disse o secretário.
Prazos
Além disso, segundo o secretário Pedro Bruno, a expectativa é que as obras de duplicações fiquem prontas nos primeiros seis anos do contrato de concessão. Com isso, o objetivo é aumentar a segurança e a agilidade no tráfego do local. Além disso, a ideia é fazer com que os acidentes em todo o trecho diminuam em 45%. Outro objetivo é que haja também uma redução de 60% de acidentes fatais.
No que diz respeito aos investimentos, dos R$ 6 bilhões, R$ 2 bi deles são referentes ao acordo de de Mariana. Esse é o valor que será leiloado pelo governo no próximo dia 10 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O critério para o vencedor é diferente dos demais leilões. Neste caso, a empresa que apresentar o maior desconto, ou seja, vence. Ou seja, quem permitir que o governo economize a maior parte desses R$ 2 bilhões para outros investimentos de infraestrutura.