PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo de Minas fecha acordo de desapropriação para obras da Linha 2 do metrô

Siga no

Processo de conciliação teve início em março (Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

Compartilhar matéria

Após meses de negociação mediada pelo Ministério Público, o Governo de Minas anunciou um acordo com as 341 famílias que precisarão deixar suas moradias para viabilizar o avanço das obras da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O entendimento garante indenização, aluguel social por quatro meses e apoio com mudanças, respeitando os direitos dos moradores afetados.

“É com grande satisfação que anunciamos esse acordo com as famílias, que não vão ficar desamparadas, e asseguramos a continuidade do projeto, que vai transformar a realidade da população da capital e da região metropolitana”, afirmou o governador Romeu Zema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O processo de conciliação teve início em março, com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Advocacia-Geral do Estado (AGE), da Defensoria Pública, da concessionária Metrô BH e dos representantes das famílias. Segundo o vice-governador Mateus Simões, o acordo foi concluído pouco mais de um mês após o início das tratativas.

Indenização e apoio à transição

Pelo acordo, os moradores receberão indenizações diretamente em conta, podendo escolher o imóvel para residir durante o período de transição. A Metrô BH ficará responsável pela formalização individual dos acordos e pelos pagamentos. Além disso, a concessionária custeará duas mudanças por família: uma para o imóvel alugado e outra para a nova moradia definitiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A desocupação será feita por etapas, em cronograma alinhado com a empresa, para garantir a segurança dos moradores e o andamento das obras. Após a saída das famílias, os imóveis serão demolidos.

Obra esperada há décadas

Com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, a Linha 2 do metrô é uma demanda histórica da RMBH, aguardada há mais de 20 anos. As obras tiveram início em setembro de 2024, com a construção das estações Amazonas e Nova Suíça.

A expectativa é que a nova linha beneficie diretamente mais de 50 mil pessoas por dia, promovendo integração com a Linha 1, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando a qualidade de vida de milhares de usuários do transporte público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para o secretário Pedro Bruno (Seinfra), o acordo com as famílias reforça o compromisso do Estado com uma infraestrutura moderna e socialmente justa. “Fizemos questão de construir esse processo com diálogo, responsabilidade e respeito aos direitos das pessoas envolvidas”, afirmou.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

VÍDEO: Kombi pega fogo na Avenida Afonso Pena e provoca lentidão no trânsito

Casal é identificado após usar nota falsa de R$ 200 em loja no Padre Eustáquio, em BH

Risco de queda de cascas de coqueiros na Av. Barbacena liga o alerta em BH

Problema em sistema de energia interrompe operações no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte

Dia dos Namorados: Capivarã terá passeio romântico gratuito na Lagoa da Pampulha

Câmara de BH vota nesta quinta-feira empréstimo de R$ 1 bi para obras no Anel Rodoviário

Últimas notícias

Árbitro impedido de entrar nos EUA vai apitar a Supercopa da UEFA entre PSG e Aston Villa

Equatorial afirma ao mercado que assumirá participação de 30% na Copasa

Setor de serviços de Minas cresce 1,4% em abril e sinaliza recuperação da atividade econômica

Quanto ganha o presidente da FIFA? Relatório revela salário de Gianni Infantino

Leader Shift 2026 chega ao fim em BH; relembre os destaques e a cobertura da 98 News

Genial/Quaest: Maioria dos brasileiros não acredita no hexacampeonato da Seleção na Copa de 2026

Fernando Fernandes fecha o Leader Shift 2026 com aula de superação e reinvenção

Brasil x Marrocos será a primeira estreia da Seleção contra um país africano em Copas

Marrocos corta dois jogadores por lesão antes da estreia contra o Brasil na Copa