Gripe aviária: Filipinas e Jordânia suspendem importação de carne de aves de todo Brasil

Por

Agência Estado

Siga no

Há ainda mercados para os quais estão restritas as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul (Mapa/Divulgação)

Filipinas e Jordânia também suspenderam as importações de carne de aves de todo o Brasil, informou o Ministério da Agricultura em nota divulgada nesta quarta-feira (21). Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 21 destinos, segundo levantamento mais recente do Ministério da Agricultura. Estão pausados temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União EuroAsiática (Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão), Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia, conforme o levantamento da pasta.

As suspensões ocorrem após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul na última sexta-feira, 16. A lista inclui as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Há ainda mercados para os quais estão restritas as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul. É o caso do Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Casaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

O Japão, por sua vez, suspendeu as compras de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado. Para a Arábia Saudita, também estão suspensas as exportações de frango brasileiro proveniente do município de Montenegro, conforme prevê o protocolo acordado pelos países.

Já os protocolos acordados entre Brasil e Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Usbequistão, Vanuatu e Vietnã preveem a regionalização dos embarques para um raio de 10 quilômetros do foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O Ministério da Agricultura e Pecuária permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, afirmou o ministério na nota

Como o Broadcast Agro mostrou, o governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As conversas já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro.

Nesse processo de flexibilização dos embargos, uma das prioridades do governo brasileiro é reduzir as restrições da China sobre os produtos avícolas nacionais. O governo brasileiro pediu à Administração Geral das Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), autoridade sanitária chinesa, que a China reduza as restrições sobre produtos avícolas brasileiros para um raio de 10 quilômetros do foco onde foi detectado o caso de gripe aviária, um matrizeiro de aves em Montenegro (RS), apurou o Broadcast Agro.

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Fim da reeleição pode ser votado no Senado; entenda a proposta

Mulher é puxada pelo pescoço e tem colar roubado em restaurante de BH

Viatura da PM abre caminho em avenida movimentada e bebê em convulsão é salvo

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite; saiba quais

Municipalização do Anel Rodoviário deve ocorrer ainda neste mês, diz diretor do DNIT

Cármen Lúcia denuncia racismo sofrido por ministra do TSE

Últimas notícias

Final da Sul-Americana deste ano será em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Dave Navarro revela que briga com Perry Farrell encerrou de vez o Jane’s Addiction: “Destruiu a vida da banda”

Dívida de Atlético por Deyverson junto ao Cuiabá ganha mais um capítulo

Ex-atacante do Galo tenta cuspir em árbitro, acerta policial e é detido

Zema: ‘Nós emagrecemos o estado para fortalecer o mineiro’

Zema: ‘Quero participar ativamente do movimento da direita que só tem se fortalecido’

Apostas de Goiânia e Caraguatatuba levam R$ 103 milhões na Mega-Sena

PF abre concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos

Zema diz se orgulhar de suas origens e dispara: ‘vergonha é quem tá assaltando cofres públicos’