Cotado por Lula para assumir a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União, Jorge Messias, será sabatinado pelo Senado Federal em 10 de dezembro. A data foi definida nesta terça-feira (25/11) pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
A votação da indicação de Messias ocorrerá no mesmo dia, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Se referendado na CCJ, o nome precisará da aprovação da maioria absoluta do Plenário da Casa, ou seja, 41 votos.
A indicação de Messias derrubou o nome do senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga. Pacheco era visto pro Alcolumbre como melhor nome para o STF, mas o presidente Lula optou pelo advogado da AGU.
Histórico
Jorge Messias está no comando da AGU desde 1° de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula.
Nascido em Recife, o futuro ministro é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e possui os títulos de mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB).
Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, Messias foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. O setor é responsável pelo assessoramento direto da presidente.
