O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Professor Juliano Lopes (Podemos), assumiu interinamente a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quinta-feira (2/1) e permanecerá no cargo até o dia 30 de janeiro. A substituição ocorre em razão da viagem particular do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) ao exterior, autorizada pela Mesa Diretora da CMBH, conforme previsto na Lei Orgânica do Município.
Durante o período, Juliano Lopes exerce a chefia do Executivo municipal, enquanto a primeira vice-presidente da Câmara, Fernanda Pereira Altoé (Novo), responde pela Presidência do Legislativo.
Sem vice-prefeito desde março deste ano, Belo Horizonte prevê que o presidente da Câmara assuma o Executivo em casos de ausência do prefeito. Esta é a quinta vez que Juliano ocupa interinamente o cargo desde o início do mandato de Damião.
As substituições anteriores ocorreram em novembro, durante viagem particular ao Paraguai; em outubro, quando o prefeito esteve em missão oficial na China; em junho, em viagem a Israel a convite da embaixada do país; e em abril, durante compromisso oficial no Peru, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
