Em tom irônico e descontraído, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste domingo (13/7) as tensões comerciais com os Estados Unidos, liderados por Donald Trump. Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula sugeriu que o ex-presidente americano experimente jabuticaba (fruta típica do Brasil), para melhorar o humor e evitar disputas tarifárias. A fala ocorreu em meio a críticas sobre as sobretaxas aplicadas às exportações brasileiras.
Lula disse que vai levar jabuticabas ao presidente dos Estados Unidos porque quem come a fruta não fica de “mau humor” e “não precisa de briga tarifária”. Lula deu ainda um aceno à diplomacia entre os dois países.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor. Vou levar jabuticaba pra você, Trump, e você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e muita relação diplomática”, afirmou Lula em tom de ironia.
A publicação foi feita nas redes sociais da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. O post foi acompanhado do texto: “Duas coisas genuinamente brasileiras: jabuticaba e presidente Lula!”. Ela também usou a hashtag que tem sido difundida na comunicação do governo: #BrasilSoberano.