PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Nada melhor para Lula do que Bolsonaro como candidato’, diz especialista político

Siga no

especialista em marketing político, Paulo Vasconcelos participou do 98 Talks desta segunda-feira. (Créditos: Reprodução/98)

Compartilhar matéria

O impacto do discurso de Jair Bolsonaro em ato ocorrido neste domingo (16/3), no Rio de Janeiro, e o cenário pré-campanha eleitoral de 2026 foram analisados nesta segunda-feira (17/3) pelo especialista em marketing político, Paulo Vasconcelos. Para o profissional, que participou de entrevista no 98 Talks, da rádio 98, nesse momento em que tanto direita como esquerda acenam para a base de eleitores do país, nada melhor para Lula do que ter Bolsonaro como candidato a presidência.

“Bolsonaro faz um discurso para convertidos, porque não amplia muita coisa, mas é a estratégia correta para este momento. O que seria bom para o Lula recuperar a imagem dele é o Bolsonaro como candidato, e vice-versa”, exalta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O especialista diz que as eleições de 2024, e as próximas eleições de 2026, retomam um equilíbrio na maneira de lidar com a sociedade, pois não são baseadas em operações da justiça, como a Lava-Jato, ou na pandemia para alavancar ou não a popularidade dos candidatos.

Para Paulo, é um mito que o eleitor brasileiro está preso na polarização. “O eleitor está frustrado, e existe um desconforto, mas a política é essencial”, destaca.

Terceiro mandado de Lula

Paulo Vasconcelos fez uma análise da estratégia de comunicação do presidente Lula, e de suas mais recentes visitas a Minas Gerais nas últimas semanas. O especialista destacou que qualquer candidato que não prestar atenção no cenário de Minas terá dificuldades nas eleições. “Lula tem uma narrativa velha, e os programas criados por ele que mudaram a vida do brasileiro não pertencem mais ao PT, e sim à sociedade”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vasconcelos disse ainda que o presidente está despreparado para a comunicação moderna ao citar que sua narrativa atual, na verdade, pertence à direita. “O que Lula precisa refletir é que não existiu até hoje uma campanha para comunicar o que está sendo feito. Pode ser que ainda dê tempo, mas o que vai fazer Lula se recuperar mais rápido é a candidatura do Bolsonaro”, acrescenta.

Termômetro de Zema

Quando o assunto é o potencial do governador Romeu Zema e se ele vai ou não se candidatar à eleição de 2026, Paulo Vasconcelos diz que, na ausência de uma oposição contínua ao governo Zema, a polarização deve se repetir em Minas.

Vasconcelos ainda citou que o discurso de Romeu Zema está amparado no antipetismo agudo, e ressaltou que qualquer governador de Minas deve ser candidato à presidência da República. “Na minha opinião, Zema está com a estratégia correta, mas o que vai ocorrer de fato não podemos prever. Porém, ele é sim um pré-candidato”, confirmou.

Eleições 2026

Questionado sobre quem é o potencial candidato da direita à presidência da república, Paulo Vasconcelos disse que o candidato que extrapola o bolsonarismo é o atual governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, ainda que ele esteja situado na capital paulista. E ressaltou que, no cenário de uma possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele vai precisar de apoio do paulista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Se existe um arranjo mais à direita, que avança no Centro, ele é Tarcísio Freitas. Bolsonaro vai precisar de Tarcísio, que seria a maneira de levar o país por um direcionamento mais moderado, de centro-direita. Ele tem diálogo aberto, tem feito a cultura de São Paulo rodar e tem uma visão mais ampla para abraçar essa posição”, afirmou.

No que diz respeito a Lula, para Vasconcelos, o presidente não tem um plano B. “Se eu tivesse que fazer uma previsão, diria que Lula precisa fazer uma virada ao centro, porque apenas com a esquerda ele não vai chegar a lugar nenhum”, finaliza.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Walter Delgatti ganha direito ao regime semiaberto após decisão de Moraes

Moraes assume presidência do STF após Fachin entrar em recesso

Carlos diz que Bolsonaro tem crise de azia na prisão e posta foto do pai

Lula nomeia ministro interino da Justiça e PT disputa vaga ainda não criada da Segurança

Ciro Nogueira defende Zema como vice de Flávio Bolsonaro nas eleições deste ano

Líderes europeus comemoram aprovação provisória do Acordo UE-Mercosul

Últimas notícias

Meta anuncia ex-assessora de Trump como presidente e vice-presidente do Conselho

Fundação João Pinheiro abre concurso com salários de até R$ 9,6 mil

Cruzeiro confirma dois atletas lesionados após estreia no Campeonato Mineiro

Colunista crava Pearl Jam no line-up do Rock in Rio 2026

O maior mistério de Agatha Christie foi o seu próprio desaparecimento

Anvisa proíbe venda e uso de sérum facial e alisantes capilares; veja lista de marcas irregulares

Vitória no Globo de Ouro coloca ‘O Agente Secreto’ no radar do Oscar

CNH automática para “bons motoristas”: um canto à modernidade ou aperitivo de retrocesso?

Gestante dá à luz em carro na Pedro II após veículo quebrar a caminho de hospital