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Consumidores fazem compras de Dia das Mães de última hora em Belo Horizonte

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Dia das Mães em BH terá busca de última hora por presentes (Foto: freepik.com)

Faltando seis dias para o Dia das Mães, os consumidores de Belo Horizonte pretendem fazer as compras para a data de última hora, segundo uma pesquisa feita pela CDL/BH. Do total de entrevistados, mais de 70% das pessoas que irão presentear na data estão se planejando para ir às lojas nesta semana.

Conforme os consumidores, os motivos para o atraso na compra dos presentes de Dia das Mães são a falta de tempo por conta das rotinas atarefadas e o hábito de comprar às vésperas, comportamento característico do brasileiro.

“Como muitos consumidores esperam o pagamento do salário ou de outras fontes de renda para adquirir o presente, é comum que eles deixem para realizar as compras após ter esse dinheiro”, avaliou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Movimento nas lojas físicas

É esperado que seis em cada 10 consumidores (64%) adquiram presentes para a data, e que as lojas físicas fiquem bastante movimentadas nas duas primeiras semanas de maio, uma vez que 85,2% dos entrevistados afirmaram que irão comprar presencialmente.

Os pontos de venda mais citados são lojas de bairro (34,4%), lojas do Hipercentro (17,2%), shoppings (30,3%), pequenos comércios autônomos (4,9%), lojas de serviços essenciais (2,5%) e feiras livres (0,8%). Ao todo, 18,9% dos entrevistados farão compras pela internet, e os outros 9% não souberam ou não responderam.

Quanto à escolha dos presentes, há uma preferência por alguns objetos, segundo revelou a pesquisa. “Os itens mais citados pelos consumidores para presentear no Dia das Mães são roupas, cosméticos, calçados, flores e eletrônicos”, listou o presidente da CDL/BH.

“Os consumidores devem investir cerca de R$ 350 na compra de até dois produtos. Em comparação ao último ano, o valor médio por presente permaneceu estável. Em contrapartida, houve um aumento no número de presentes, o que sugere maior disposição do consumidor para compra este ano”, disse Silva.

Pagamento à vista é o preferido

Em relação ao pagamento, o estudo mostrou que os consumidores pretendem realizar o pagamento à vista, como forma de evitar o endividamento. Confira quais serão os formatos mais utilizados:

  • Dinheiro (24,2%);
  • Cartão de débito (22,7%);
  • Pix (18,8%);
  • À vista no crédito (7,8%);

Ao todo, 22,7% vão optar pelo parcelamento no crédito, com uma média de quatro parcelas, e 1,6% parcelarão as compras no Pix.

A pesquisa também avaliou o comportamento do público em relação ao tradicional almoço de Dia das Mães. Do total, 44% dos consumidores farão a comemoração em casa, e 3,5% vão optar por refeições em restaurantes. Já viagens e café da manhã serão oferecidos por 2,5%.

Dentre os que pretendem realizar algo especial na data (57%), 78% estimam um gasto médio de R$ 285,26. Entre os entrevistados, 52,6% afirmaram que irão dividir as despesas das comemorações.

“Considerada a melhor data em vendas para o varejo após o Natal, esperamos que o Dia das Mães injete cerca de R$ 2,2 bilhões na economia, um aumento de quase 2% em relação ao ano passado”, disse Marcelo.

O levantamento da CDL/BH para o Dia das Mães foi feito com 200 consumidores de BH, entre os dias 15 e 18 de abril. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 6,9%.

* Com informações da CDL/BH

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