Qualificação profissional e resgate de cadeias produtivas impulsionam progresso em cidades mineradoras

Por

Siga no

O projeto atua em diversas frentes: empreendedorismo, capacitação de jovens, horticultura e turismo, além da produção de mel e na qualificação do queijo minas artesanal

Compartilhar matéria

Valorização das raízes locais como ponte para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Essa é uma receita que vem ajudando a transformar a realidade das pessoas, em comunidades onde a Anglo American atua.

No Sistema Minas-Rio, que engloba mais de 30 cidades, são aproximadamente R$ 900 milhões investidos em diferentes ações ao longo de quase 12 anos, com melhorias em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Programa Crescer aposta em qualificação profissional para gerar emprego, renda e mais oportunidades de um futuro melhor para essas pessoas.

Jordana Pessoa Costa Barroso, faxineira, 35 anos, conheceu o Crescer cinco anos atrás, quando iniciou cursos de finanças, empreendedorismo e computação. Faltando pouco para se tornar fisioterapeuta, orgulhosa, a mineira de Conceição do Mato Dentro vislumbra o futuro profissional.

“Existe muita desigualdade no Brasil, então quero ajudar os carentes a se reabilitar, se reerguer depois de uma queda ou cirurgia, tentar aliviar a dor das pessoas. A fisioterapia me trouxe um olhar diferente da vida, não focado apenas em dinheiro, mas em ser útil ao próximo”, projeta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Jordana quer dedicar aos pais o diploma que traz novos horizontes para a vida. “Quem se forma daqui um ano e meio não é a Jordana, é a filha do vaqueiro e da faxineira que não tinha expectativa de crescer e agora tem. Meu pai morreu quando eu tinha 16 anos e só agradeço pelo sacrifício que ele fez carregando cana nas costas, debaixo de chuva, tentando melhorar a situação. Ele tinha a terceira série, minha mãe a quarta e este diploma também será deles”, garante.

Jordana Pessoa Costa Barroso, do Programa Crescer
Jordana Pessoa Costa Barroso conheceu o Crescer cinco anos atrás e está prestes a se formar como fisioterapeuta

Entre jovens e adultos, o Programa Crescer atendeu mais de três mil pessoas, em Minas Gerais. Entre os trabalhadores capacitados estão produtores de queijo, mel e hortaliças.

O investimento de R$ 24,5 milhões faz parte de um projeto maior, que busca o desenvolvimento integrado da região. A CEO da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, detalha as bases do trabalho.

“Temos um plano de mineração sustentável, baseado em pilares importantes para o desenvolvimento das regiões que nos acolhem. São investimentos em estradas, com pavimentação de vias e melhorias em acessos viários, em escolas, com treinamento de professores que levam conhecimento à rede de educação e em saúde, como as melhorias no Hospital Imaculada Conceição, turismo, entre outras”, pontua.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Mercado

Aiatolá do Irã promete punição “amarga e dolorosa” contra Israel

Prefeito de BH abrigado em bunker: a agenda que levou Álvaro Damião a Israel

Irã diz que exercerá direito de autodefesa e fala em ‘resposta decisiva’

VÍDEO: Prefeito de Belo Horizonte mostra bunker em que está abrigado após Israel bombardear o Irã

Ex-ministro Gilson Machado é preso em Pernambuco

STF revoga pedido de prisão de Mauro Cid

Últimas notícias

‘Olha o rato’: Arana captura roedor após ‘caçada’ com queijo e babá eletrônica

Lula quer transformar mentiras em verdades

Vacinação contra a gripe segue em BH neste fim de semana com quatro pontos extras

Cuca nega saída de Cuello e se diz confiante no projeto do Atlético

Álvaro Damião se abriga em bunker após Israel lançar bombas contra o Irã

Leonardo Jardim detona gramado do Barradão e sai em defesa de Eduardo

Após empresa descumprir contrato, prefeitura de BH retoma licitação para obras em praças e parque

Atlético vence o Internacional por 2 a 0 antes da parada do Campeonato Brasileiro

‘Deixa ir embora não’: torcida do Galo se empolga com presença do volante Fred na Arena MRV