PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Merenda de escola municipal de BH ganha prêmio nacional com farofa de ora-pro-nóbis

Siga no

Escola do bairro Tupi fatura prêmio do FNDE com receita de ora-pro-nóbis cultivada por alunos em BH. (Foto: Reprodução/Instagram/emsebastiananovais)

Compartilhar matéria

A receita de “Farofa de ora-pro-nóbis” de Belo Horizonte conquistou o destaque nacional na 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, premiação promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A cantineira Marina de Fátima da Cunha Reis, da Escola Municipal Sebastiana Novais, no bairro Tupi, criou o prato que alcançou o segundo lugar em Minas Gerais por meio de votação popular. Foram premiados os dois primeiros de cada estado. O topo do pódio mineiro na competição ficou com a merendeira Maria Aparecida de Souza, de Alfenas, no Sul do estado, com a receita do Tabule Mineiro.

A comissão avaliadora do concurso analisou mais de 2,7 mil inscrições de todas as regiões do Brasil e selecionou 136 pratos para a fase final. A organização contemplou a receita mineira com uma premiação em dinheiro de R$ 5 mil para a merendeira e de R$ 8 mil para a instituição de ensino. A diretoria da escola destinará o recurso financeiro integralmente para modernizar a infraestrutura e os equipamentos da cozinha escolar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O desenvolvimento do prato campeão possui uma história comunitária especial nos bastidores da instituição de ensino do bairro Tupi. Uma estudante levou uma muda de ora-pro-nóbis para o colégio, e os funcionários cultivaram a planta na horta comunitária local. Diante do sucesso do ingrediente, a merendeira Marina de Fátima, que soma 17 anos de experiência na rede municipal, criou a farofa usando farinha de mandioca e a hortaliça rica em nutrientes.

Reconhecimento em Brasília e foco na alimentação saudável

A diretora da escola municipal, Roseli Mariles, relatou que o resultado final da competição nacional representou uma grande surpresa para todo o corpo docente. “Eram 400 concorrentes e nem imaginávamos sermos contempladas. Tivemos a feliz notícia de estarmos entre as cinco melhores receitas do Brasil”, comemorou a gestora. O FNDE reunirá o prato mineiro em um livro digital exclusivo e entregará a premiação oficial no dia 23 de junho, em Brasília.

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação ressaltou que o concurso nacional valoriza o protagonismo das merendeiras na produção de refeições criativas e saudáveis nas capitais. O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Belo Horizonte planeja cardápios diários focados na sustentabilidade e no aproveitamento integral dos alimentos. Atualmente, as cantinas da rede municipal garantem até cinco refeições nutritivas e balanceadas por dia para os alunos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

BH tem sábado de trânsito intenso com estreia do Brasil na Copa, corrida e mais de 240 eventos

Previsão do tempo para Belo Horizonte neste fim de semana (13 e 14 de junho)

Orquestra Infantojuvenil abre 200 vagas em BH para estudantes da rede municipal

Rádio 98 FM completa 57 anos e celebra trajetória como a primeira FM estéreo da América Latina

Bolo gigante de Santo Antônio será distribuído gratuitamente neste dia dos namorados em BH

Acidente com van escolar deixa 15 crianças feridas em Venda Nova

Últimas notícias

Mulher morre após ser lançada sem corda em salto de bungee jump

João Fonseca vence nas duplas e conhece adversário na estreia de simples do ATP de Halle

Homem é preso por tentativa de suborno durante exame da CNH em Curvelo

Taffarel justifica ausência de Fábio na Copa do Mundo: ‘Teve seu tempo’

Motociclista morre em acidente na BR-381, em Nova Era

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela

Neto de vovô Anésio rebate críticas após morte do influenciador: ‘Tentaram nos destruir’

Nunes Marques rejeita pedido para barrar filme sobre Bolsonaro durante eleições

A pátria de chuteiras virou negócio de chuteiras