PUBLICIDADE

Acidentes com motos e bicicletas elétricas crescem às vésperas de nova legislação

Siga no

Foto: Divulgação/Sesp Paraná

Compartilhar matéria

A partir de 2026, entram em vigor as novas regras para a circulação de veículos ciclomotores. As famosas motos e bicicletas elétricas terão que atender determinações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONATRAN) em 2023. As bicicletas, por exemplo, vão precisar de indicador de velocidade, sinalização noturna e campainha. Já as motos precisam de espelhos, faróis, lanterna, velocímetro, dispositivo de controle de ruído, além de CNH categoria A e emplacamento.

A presença cada vez mais frequente desse tipo de veículo nas ruas tem despertado uma atenção especial dos órgãos de segurança por conta do número de ocorrências. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o número de acidentes com ciclomotores cresceu 21,43% somente em Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a palestrante e especialista em soluções no trânsito, Roberta Torres, são necessárias ações desde fiscalização até educação para a inserção dos ciclomotores no dia a dia das grandes cidades

“O impacto desse tipo de veículo para o trânsito acaba sendo muito grande, não só para regulamentação, mas para fiscalização, para engenharia e para educação. Porque requer uma mudança no comportamento da mobilidade, né? Ao mesmo tempo em que vai ampliar o acesso à mobilidade, especialmente nos trajetos mais curtos e médios, sendo uma alternativa mais barata, né? Por outro lado, há um risco maior da gente ter um aumento do número de sinistros envolvendo esses tipos de veículos. Então, se a gente não investe também na educação e na formação desses condutores, a gente tem um impacto muito maior”, destacou.

Ainda segundo a Sejusp, em 2025, são mais de 420 acidentes com esse tipo de veículos em Minas. Em relação às motonetas, são 2436 acidentes no estado, e alta de 2,28% na capital mineira. Nas ruas de Belo Horizonte, os gargalos envolvendo a mobilidade urbana aparecem como as principais preocupações quando se fala da inclusão dos ciclomotores. Kesley Lopes, que é motoboy, mostrou preocupação com a integração das motos elétricas junto aos automóveis de maior porte:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Tem muitas (motocicletas) agora no trânsito e eu acho que é que está ficando perigoso, né? O envolvimento delas com carro, moto […] é mais o perigo mesmo do fluxo diário ali entre o carro e moto mesmo”, afirmou.

Uma reclamação recorrente envolvendo, principalmente, as bicicletas motorizadas, diz respeito ao barulho emitido por elas. Em contato à Rede 98, a Prefeitura de Belo Horizonte destacou que “o serviço de fiscalização de poluição sonora não inclui reclamações referentes à barulho de trânsito de veículos automotores. A poluição sonora fiscalizada pela equipe de Fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental é causada por atividades industriais ou comerciais”, afirmou.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafael Mendonça

Jornalista formado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Produtor de Jornalismo na Rádio 98 e atua desde os 17 anos na produção, edição e apresentação em rádio. Passagens por Rádio Universitária e Cultura (Lavras), Rádio São João Del-Rei, Rádio da Massa e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Ladrão fica entalado em porta giratória, perde as calças e tenta tomar café durante roubo em Minas

Fiemg não vê vantagens para a indústria com o fim das tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Projeto que prevê tipo sanguíneo na identidade avança em Minas

MG apreende 182 mil litros de bebidas irregulares; ‘mineiros podem se sentir seguros’

Governo de Minas divulga data de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais

Damião sanciona lei e professores de BH passam a ter meia-entrada em eventos na cidade

Últimas notícias

Equipe pede oração após Brigitte Bardot ser hospitalizada novamente na França

Lucas Ganem, a fraude escancarada

Atlético reencontra Flamengo em jogo que pode garantir título rubro-negro na Arena MRV

Termina prazo e defesa de Bolsonaro não apresenta novos recursos; entenda próximos passos

Caso Brumadinho: TJMG realiza Audiência de Contextualização por atrasos e mais transparência

Caminhão arrasta fiação, derruba postes e danifica veículos em Contagem

Após críticas, Biel publica desabafo e pede desculpas à torcida do Atlético

Bairro Prado ganha painéis luminosos para alertar motoristas sobre alagamentos; saiba onde

Terça-feira deve ter mais chuva forte em BH; confira