Data já oficializada no calendário de Belo Horizonte, o Dia do Heavy Metal agora pode se tornar estadual. A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir a pauta nesta terça-feira (8/7), em uma audiência pública.
Se o projeto virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais será celebrado anualmente em 1º de novembro no estado.
O Projeto de Lei, de autoria do deputado Professor Cleiton (PV), prevê que as atividades culturais e educativas de promoção e valorização desse gênero serão realizadas no mês de novembro, que passará a ter o reconhecimento oficial como o Mês do Heavy Metal de Minas Gerais.
O projeto destaca que a data oficial busca valorizar e incentivar esse importante estilo musical que já se incorporou na cultura mineira, com grande influência em níveis nacional e internacional.
Segundo justificativa do autor, a proposta busca promover a cultura do heavy metal no estado, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social para Minas, em especial para Belo Horizonte, que se consolidou como um polos do gênero na América Latina e no mundo.
BH berço do metal brasileiro
A capital mineira é reconhecida como berço do heavy metal brasileiro desde a década de 1980, quando surgiram bandas pioneiras e influentes como Sepultura, Overdose e Sarcófago, além de outras que vieram depois.
O dia 1º de novembro foi escolhido por ser a data de lançamento de “Morbid Visions”, primeiro álbum do Sepultura, um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo, em 1986.
O lançamento ocorreu na loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, um marco que consolidou a cidade como um centro do metal extremo no cenário global. O álbum não apenas colocou a banda no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do estilo no Brasil, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta.
A criação do Dia e do Mês do Heavy Metal atrairia eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops que celebrem esse gênero e sua história, assim como turistas do Brasil e do mundo, impactando positivamente a economia local.
“O heavy metal é mais que um gênero musical; é uma expressão cultural que reúne milhares de fãs e artistas em torno de valores como liberdade, resistência e criatividade; a data é uma forma de homenagear essa cultura e seus protagonistas, além de incentivar novas gerações a conhecerem e preservarem esse legado”, argumentou o Professor Cleiton.