ALMG vai discutir criação do Dia Estadual do Heavy Metal

Siga no

Se o projeto virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais será celebrado anualmente em 1º de novembro no estado (Rodrigo Simas/Divulgação)

Compartilhar matéria

Data já oficializada no calendário de Belo Horizonte, o Dia do Heavy Metal agora pode se tornar estadual. A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir a pauta nesta terça-feira (8/7), em uma audiência pública.

Se o projeto virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal de Minas Gerais será celebrado anualmente em 1º de novembro no estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Professor Cleiton (PV), prevê que as atividades culturais e educativas de promoção e valorização desse gênero serão realizadas no mês de novembro, que passará a ter o reconhecimento oficial como o Mês do Heavy Metal de Minas Gerais.

O projeto destaca que a data oficial busca valorizar e incentivar esse importante estilo musical que já se incorporou na cultura mineira, com grande influência em níveis nacional e internacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo justificativa do autor, a proposta busca promover a cultura do heavy metal no estado, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social para Minas, em especial para Belo Horizonte, que se consolidou como um polos do gênero na América Latina e no mundo.

BH berço do metal brasileiro

A capital mineira é reconhecida como berço do heavy metal brasileiro desde a década de 1980, quando surgiram bandas pioneiras e influentes como Sepultura, Overdose e Sarcófago, além de outras que vieram depois.

O dia 1º de novembro foi escolhido por ser a data de lançamento de “Morbid Visions”, primeiro álbum do Sepultura, um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo, em 1986.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O lançamento ocorreu na loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, um marco que consolidou a cidade como um centro do metal extremo no cenário global. O álbum não apenas colocou a banda no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do estilo no Brasil, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta.

A criação do Dia e do Mês do Heavy Metal atrairia eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops que celebrem esse gênero e sua história, assim como turistas do Brasil e do mundo, impactando positivamente a economia local.

“O heavy metal é mais que um gênero musical; é uma expressão cultural que reúne milhares de fãs e artistas em torno de valores como liberdade, resistência e criatividade; a data é uma forma de homenagear essa cultura e seus protagonistas, além de incentivar novas gerações a conhecerem e preservarem esse legado”, argumentou o Professor Cleiton.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Há seis anos, programa de voluntariado transforma vidas em Minas

Fiemg entrega a Lula novas propostas contra impactos do tarifaço dos EUA

DNA mineiro: técnica inédita garante ‘sotaque próprio’ ao ‘vinho de inverno’, produzido em MG

Batida entre carretas interdita BR-040 em Conselheiro Lafaiete

CRLV 2025 passa a ser exigido a partir de 1º de setembro em Minas

Cidade menos populosa do Brasil, Serra da Saudade ganha dois habitantes em um ano

Últimas notícias

Com gol de Matheus Pereira em cobrança de falta, Cruzeiro vence o São Paulo no Mineirão

Alvo do Cruzeiro, equatoriano Keny Arroyo faz post enigmático e anima torcida celeste

Em boa fase, Fabrício Bruno tem contrato renovado com o Cruzeiro até 2030

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro e julgamento de Bolsonaro

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Cruzeiro paga R$ 10 milhões em multa pela contratação de Kauã Moraes, do Athletico PR

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

BH tem previsão de pancadas fortes de chuva até manhã deste domingo