Aos 16 anos, o estudante Marcus Paulo, da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, conquistou a medalha de ouro na Copernicus Olympiad – Global Round 2025, uma das principais olimpíadas internacionais de matemática. Realizada entre 26 e 31 de julho, em Nova Iorque (EUA), a competição reuniu alunos de vários países e desafiou os participantes com provas de alto nível.
Marcus se destacou ao competir no nível 5, voltado a estudantes com desempenho acadêmico avançado. “Achei bem mais difícil do que imaginava, porque eles alteraram as regras e deixaram a avaliação mais desafiadora”, disse. O desafio não foi suficiente para barrar o desempenho do mineiro, porém. Mesmo com mudanças inesperadas na estrutura da prova, o jovem “papou o ouro” e trouxe a medalha para o Brasil.
A participação de Marcus teve apoio financeiro da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que custeou passagens, hospedagem e alimentação do estudante e da professora de matemática Aline Heloísa, que o acompanhou.
Outros 43 alunos e 16 servidores de 11 escolas estaduais também foram selecionados para representar Minas Gerais e o Brasil em competições realizadas no Japão, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos durante os meses de julho e agosto. A iniciativa busca valorizar o protagonismo estudantil e ampliar as oportunidades de formação acadêmica e cultural dos alunos da rede pública.
Reconhecida pela exigência e pelo alcance global, a Copernicus Olympiad vai além das provas: promove a integração entre estudantes de diferentes culturas e estimula o pensamento científico.